4º Village Arte Decor abre hoje e vai até abril

Em sua quarta edição, o Village Arte Decor, uma das maiores mostras de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista, começa nesta quarta-feira, 24, retornando a Piracicaba – cidade onde o evento nasceu. Inicialmente prevista para acontecer no primeiro semestre de 2020, a mostra foi adiada, superou os obstáculos impostos pela pandemia do novo coronavírus e será realizada, até o dia 10 de abril, em uma casa no bairro Jardim Europa seguindo todos os protocolos sanitários e de segurança.

O imóvel de número 489 da avenida Suíça foi transformado por 21 reconhecidos profissionais da área, entre arquitetos, designers de interiores e paisagistas, que projetaram e decoraram os 20 ambientes do espaço, com diferentes inspirações, usos, padrões e estética.

Uma das novidades é o retorno da mostra para Piracicaba, após a edição de 2018 em Rio Claro – os dois primeiros anos do evento, 2015 e 2017, também aconteceram em Piracicaba. “Foi extremamente importante para a mostra conquistarmos o público regional. Mas o Village de certa forma virou um evento do calendário piracicabano, por isso resolvemos que esse retorno seria importante para mantermos a fidelidade de nossos visitantes locais”, explica um dos fundadores do Village Arte Decor, Eduardo Pelaes, junto do seu sócio Bruno Chamochumbi.

Para Chamochumbi, promover o Village em Piracicaba mais uma vez é a prova de que a mostra já criou raízes em sua “terra natal”. “Nosso nome hoje dentro do setor é conhecido. Temos patrocinadores que nos apoiam desde a primeira edição, profissionais que estão conosco também desde o começo, e sabemos que a notícia de um novo evento sempre movimenta o setor na cidade”, afirma. No total, são 600 pessoas e marcas envolvidas no 4º Village Arte Decor, que conta ainda com o patrocínio do Grupo Indusparquet, Arte Gesso e Arte Luz, Multimagem Tecnologia Audiovisual, Villa Bela Acabamentos, além do apoio do Dei Mobili.

DESAFIO – O maior desafio vencido pelos organizadores do evento nesta quarta edição esteve diretamente ligado aos obstáculos surgidos por conta da pandemia da Covid-19. “Depois de muito esforço, dedicação e superação, conseguimos entregar uma mostra incrível, respeitando todas as medidas de segurança”, ressalta Chamochumbi.

Haverá sinalização com informações pelo evento, incluindo a exigência do uso de máscara, a disponibilização de álcool gel e o distanciamento social. O número de visitantes também será limitado.

Os dias e horários de funcionamento da mostra poderão ser alterados, conforme os decretos municipais e estaduais que regularizam a realização de eventos durante a pandemia. A princípio, será de quarta-feira a sábado, das 15h às 19h. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do evento ou pelo  sympla.com.br/village-arte-decor__1129605.

CASA – A casa escolhida no Jardim Europa é cheia de boas histórias. “Ao recebermos nossos visitantes, será possível reviver o legado de uma família apaixonada por jardins, orquídeas, pintura, leitura, redação, conversa, música clássica, boleros e mesa farta”, destaca Chamochumbi.

O imóvel foi comprado em 1971 pelo advogado e professor de direito doutor José Ortiz Monteiro, que estava se mudando de São Paulo para Piracicaba com sua esposa Nina Amalfi Ortiz Monteiro e seus quatro filhos – José, Fernão, Márcia e Ruth. A casa também tem acesso pela avenida Duque de Caxias e sofreu diversas reformas e ampliações ao longo dos anos. Foi palco de muito lazer e festas da família, sempre cheia de amigos e motivos para comemorar. Segundo os filhos, é por isso que ela sempre teve um “alto astral”. Falecido em 2000, com os filhos casados e oito netos, doutor Ortiz deixou a casa para sua esposa Nina, que viveu nela até 2018.

MOSTRA – O Village Arte Decor nasceu em 2015, com a primeira edição acontecendo em Piracicaba, no histórico bairro Monte Alegre. Naquele ano, foram criados 21 ambientes em uma área sob a tutela do Estado e do município, via Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural). Em 2017, o evento foi realizado em uma casa também tombada pelo Codepac no bairro Vila Rezende, que abrigou 18 ambientes na área conhecida como Vila Francesa. Ainda no mesmo ano da segunda edição, foi montada uma mostra no Shopping Piracicaba, o Village Outdoor. Em 2018, o Village ocorreu em Rio Claro em umas das grandes mansões do Jardim Claret, onde moraram por 36 anos empresários do ramo de cerâmica.

Serviço

A 4ª edição do Village Arte Decor acontece de 24 de fevereiro a 10 de abril de 2021, sempre de quarta-feira a sábado, na avenida Suíça, 489, Jardim Europa, Piracicaba/SP – datas e horários sujeitos a alterações. Ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do evento ou pelo  sympla.com.br/village-arte-decor__1129605. Mais Informações pelo (19) 98358-0130 e contato@mbmideias.com.br – @villageartedecor – villagead.com.br.

Realização

MBM Escritório de Ideias e Public Art – Parceiros: Patrocínio Master: Grupo Indusparquet; Patrocínio: Arte Gesso e Arte Luz, Multimagem Tecnologia Audiovisual, Villa Bela Acabamentos; Apoio: Dei Mobili.

 

 

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *