Aulas presenciais são retomadas na Rede Municipal de Piracicaba

Alunos da Rede Municipal de Ensino retomaram as aulas presenciais hoje, 08/02, seguindo o protocolo da Fase Laranja do Plano São Paulo de Contingência da Covid-19. Todas as escolas receberam os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), assim como álcool em gel, totens, face shield e máscaras, que serão utilizados pelos funcionários, professores e alunos de 4 anos em diante.

O município teve, em média um retorno de 20% dos alunos, cujas famílias responderam positivamente pesquisa prévia, na qual foram recebidas 19.729 respostas, sendo 13.321 positivas para a retomada das aulas presenciais.

As escolas maiores, de Ensino Fundamental, foram as que mais receberam alunos, entre elas estão a EM Padre Pedro Baron, que recebeu 60 alunos no período da manhã, com previsão de receber mais 70 à tarde.

As escolas menores, em sua maioria de Educação Infantil, tiveram um percentual mais baixo de retorno, como por exemplo, a EM Maria Guilhermina Lopes Fagundes, que recebeu 16 alunos de manhã e tinha uma previsão de receber apenas 4 alunos à tarde.

Das 125 escolas, 7 não puderam dar início às atividades presenciais. A EM Francisco Benedicto Libardi e a EM São Vicente de Paulo ainda não receberam os alunos, pois passam por manutenção em sua estrutura. Também não receberam alunos presencialmente as escolas EM José Francisco Alves e EM João Perin devido à testagem positiva da Covid-19 em professores e funcionários, que aguardam confirmação com novos exames. Os alunos dessas escolas continuam com as atividades remotas. Outras 3 escolas sofreram furtos de fiação durante esta noite e também não puderam dar início às aulas. São elas EM Profª Maria de Lourdes Silva Viccino, EM Profª Antônia Benedita Eugênio e EM Joaninha Morganti. As providências necessárias já foram tomadas para o breve retorno.

A retomada foi dentro das expectativas da SME, com as crianças animadas com a volta às aulas e o reencontro com professores e colegas. O prefeito Luciano Almeida acompanhou o retorno presencial às aulas no município nessa segunda-feira, 08/02, visitando pela manhã a Escola Municipal de Ensino Fundamental Profa. Ilda Jenny Stolf Nogueira, no bairro Jupiá. Ele aproveitou a oportunidade para conversar com a diretora Vanessa Delluca e interagir com professoras e alunos.

Ainda na fase Laranja do Plano São Paulo, as escolas em Piracicabana podem receber por dia até 35% do número total de alunos. Hoje, estiveram presentes 57 alunos, dos 500 matriculados regularmente na EM Ilda Jenny Stolf Nogueira.
O secretário de Educação, João Marcos Thomaziello, analisou o retorno como positivo. “Tomamos todos os cuidados necessários, seguindo o protocolo de segurança estabelecido. Entendemos que essa retomada é muito importante porque estudos comprovam que o fechamento prolongado das escolas pode oferecer riscos irreversíveis à saúde das crianças, em especial àquelas mais vulneráveis, afetando sua nutrição, desenvolvimento, saúde mental, podendo causar transtornos psicológicos/psiquiátricos, sedentarismo, obesidade, além de outros prejuízos causados pelo excessivo uso de telas de computadores (equipamentos digitais/eletrônicos), conforme alertou Dr. Paulo Menezes, Coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus do Estado de São Paulo”, explicou.

 

 

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *