Com 0,5 milímetro de chuva em maio, pedras e bancos de areia aparecem no rio Piracicaba; chuva volta sexta

O rio Piracicaba estava, na manhã desta terça-feira (19) 32% abaixo da média histórica para o mês de maio. Em Piracicaba, o rio estava com nível de 1,38 metro, quando a média para o mês é de 1,73 metro. A vazão verificada nesta manhã, de 28,7 metros cúbicos por segundo, está 66,9% abaixo da média histórica, que é de 87,1 metros cúbicos por segundo.

O volume baixo do rio em maio é normal, em razão da estiagem que é típica para esta época do ano. De acordo com boletim da sala de situação dos comitês das bacias PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), o volume acumulado de chuva em Piracicaba em maio é meio milímetro. No mesmo mês de 2019, o volume de chuva para o mesmo período foi 36, 5 milímetros.

CHUVA VOLTA

A chuva deve voltar ao Estado de São Paulo até o fim de semana. Nesta terça e quarta feiras, o tempo permanece estável com predomínio do sol e céu aberto, mas, na quinta-feira (21), uma nova frente fria se aproximará do Estado de São Paulo e provocará aumento da nebulosidade e haverá possibilidade de chuvas e trovoadas a partir da tarde. Para sexta-feira, a previsão de chuva em razão da ação da frente fria.

TEMPERATURA

As temperaturas sobem um pouco mais em comparação com ontem: as máximas ficam entre 30°C e 32ºC no oeste e norte do estado, entre 28°C e 30ºC na região central e entre 26°C e 28ºC na faixa leste. A umidade relativa fica baixa em todas as regiões, exceto no litoral (onde há aporte de umidade do oceano), devendo ficar entre 25% e 35%. A quarta e a quinta-feira seguem nessa mesma tendência. As temperaturas, no entanto, se elevam gradualmente a cada dia até a sexta-feira. Informações são do Cepagri e Ipmet.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *