As ondas de calor e os eventos extremos estão se tornando cada vez mais comuns no Brasil. É nas cidades, na casa de cada um de nós, onde a crise climática aterrissa.

Os prefeitos e vereadores são os primeiros a terem de lidar com uma emergência – e a forma como eles planejam administrar suas cidades nos próximos quatro anos vai impactar diretamente como vamos passar por essas situações. Moradia, mobilidade, saúde, saneamento, poluição, até mesmo segurança pública tendem a ficar mais complexos diante da crise do clima.

É por tudo isso que nós, da Agência Pública, decidimos fazer uma cobertura pioneira nestas eleições municipais de 2024. Vamos investigar os problemas das cidades sob a perspectiva das mudanças climáticas. Estaremos de olho na atuação dos políticos e nos planos de governo. Mas não só. Para além dos discursos, vamos descobrir o que candidatas e candidatos estão fazendo na prática para preparar suas cidades e proteger suas populações.

Acompanhe aqui todos os conteúdos do nosso especial Clima das Eleições.


Mais recentes

Perfil Clima Poder

“Plantam narrativa de que sou contra o ambiente”, diz candidato pró-garimpo em Belém

Por

Defensor de garimpo e de leis anti-ambientais, Éder Mauro concorre à prefeitura da cidade-sede da COP30 do Clima

Reportagem Clima Poder

No Recife, parques alagáveis para crise do clima ameaçam 40 comunidades de despejo

Por

Projeto carro-chefe da gestão de João Campos pode agravar situação de moradia de famílias que vivem em áreas de risco


As mudanças climáticas são reais? Já impactam a população? Combater essas transformações é uma prioridade? A população deve votar baseada nessa preocupação? Se você já quis saber o que um candidato a prefeito pensa sobre essas questões, o Climômetro tem as respostas. Saiba mais aqui.


Nossa equipe está em campo investigando o impacto das mudanças climáticas nas eleições de 11 municípios ao longo da chamada ‘rota do agro’, que se estende de Cuiabá (MT) a Santarém (PA). Acompanhe abaixo.