As experiências com merenda para garantir alimentação saudável na infância de escolas das cinco regiões brasileiras se transformaram no guia Pratinho Firmeza Brasil, um livro infanto-juvenil produzido pela organização Énois Laboratório de Jornalismo em parceria com o coletivo pernambucano Tejucupapos.

Pernambuco representou o Nordeste com a experiência de horta da Escola Municipal 19 de Abril, localizada no bairro de Oitenta, no município de Camaragibe. A versão digital do livro já está disponível para download no site pratofirmeza.com.br e o lançamento presencial foi realizado na própria escola junto a educadores, estudantes e o secretário de Educação do município, Mauro Silva. Outros lançamentos da versão impressa, abertos ao público, devem acontecer em breve, com divulgação nas redes sociais do coletivo Tejucupapos.

A coordenadora do projeto da horta na escola, Isabel Steres, diz que foi “extraordinário”. As crianças ficaram ansiosas esperando vocês (do Coletivo Tejucupapos). Para os adultos, foi uma motivação para quem já estava ficando cansada da caminhada. A chegada de vocês oxigenou, motivou e fez cada um refletir: poxa, há quanto tempo cada um está caminhando? Outras escolas perguntaram como faz para comprar o livro”, afirma.

“Achei impressionante a coerência e o nível de desenvolvimento do projeto educativo da Escola 19 de Abril. É uma alternativa potente que nos enche de esperança quando o assunto é alimentação na infância. Foi importante conhecer as pessoas incríveis que dedicam boa parte da sua vida a esta construção de uma sociedade mais responsável”, conta Cha Dafol, integrante do Tejucupapos e comunicadora responsável pelas produções do guia no Nordeste junto à jornalista e também integrante Julia Aguilera.

O que o Pratinho Firmeza Brasil mostra é que dá para fazer muita coisa bacana quando o assunto é escola pública e direito à alimentação saudável na infância – demandando apenas garantia de estrutura, investimento e iniciativa do poder público.

Com uma linguagem lúdica que dialoga diretamente com as crianças e jovens, o livro é guiado pela personagem fictícia Ayó, uma menina negra de 6 anos. Ela é uma criança com deficiência e, por isso, está sempre acompanhada da sua cadeira de rodas enquanto conduz a narrativa Pratinho Firmeza Brasil.

A personagem conduz para as reportagens feitas pelas cinco iniciativas de jornalismo local parceiras da Énois, nas cidades de Belém (PA), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Campo Grande (MS) e Camaragibe (PE). Em Pernambuco, Ayó nos faz conhecer a relação que a Escola Municipal 19 de Abril tece entre a horta, gastronomia e a maneira como as crianças se relacionam com colegas de classe. As reportagens do guia focam nas crianças e suas relações com a alimentação no âmbito escolar e são acompanhadas do quadro “O caminho da merenda”, que traz detalhes sobre o planejamento, a produção e o fornecimento da merenda em cada uma das cinco escolas

O Pratinho Firmeza Brasil é viabilizado por meio de Lei de Incentivo à Cultura em âmbito federal e tem patrocínio do RD Saúde, uma realização da Énois junto às organizações Carta Amazônia (PA), Nonada Jornalismo (RS), Nós Mulheres da Periferia (SP), Teatrine TV (MS) e Tejucupapos (PE).

O post Experiência de horta em escola municipal de Camaragibe vira livro infanto-juvenil apareceu primeiro em Marco Zero Conteúdo.

Tags:
alimentação saudável | Direitos Humanos | horta na escola | Merenda Escolar | Segurança Alimentar | Tejucupapos