Cetesb dá aval para produção de energia no aterro de Americana

Empreendimento recebeu licença prévia do órgão estadual para instalar usina de biogás

Por Walter Duarte

Aterro sanitário de Americana vai receber usina de biogás

A UTGR (Unidade de Tratamento e Gerenciamento de Resíduos) de Americana recebeu o sinal verde da Cetesb (Companhia Ambiental de São Paulo) para implantar uma usina geradora de energia elétrica a partir de biogás em seu aterro. A licença prévia do empreendimento, que atesta a sua viabilidade ambiental, foi emitida nesta quinta-feira (8).

Segundo o documento, os resíduos usados para a geração devem ser da classe (II), os chamados não perigosos. Atualmente, a unidade recebe o lixo urbano produzido em Americana, Hortolândia e Santa Bárbara d’Oeste.

Quando a usina foi anunciada, a expectativa da empresa era gerar 2,4 MW por mês, o equivalente ao consumo de 9,5 mil residências.

A licença prévia não significa que a UTGR pode dar início às obras da usina. Antes disso, a prefeitura precisa obter as licenças municipais e mais uma autorização da Cetesb, chamada de licença de instalação.

Polêmica

O investimento na usina de biogás foi um dos argumentos utilizados para a aprovação de uma mudança na Lei Orgânica de Americana que beneficiou diretamente o empreendimento. Até 2019, a constituição municipal permitia no município o processamento apenas de resíduos produzidos pela população americanense.
Em 2022, a Câmara chegou a discutir um projeto de emenda à LOM que retomava essa restrição, mas a proposta acabou rejeitada.