A 2ª Câmara de Direito Criminal do TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) interrompeu nesta segunda-feira (4) o julgamento do recurso do ex-padre Pedro Leandro Ricardo contra a sentença da Justiça de Araras que o condenou a 19 anos e cinco meses de prisão por crimes sexuais. O processo foi retirado de pauta a pedido do desembargador Francisco Orlando, relator do caso.

Antes disso, os três desembargadores que compõem a Câmara ouviram as sustentações orais do Ministério Público, da defesa e do advogado das vítimas. Leandro, que foi reitor da Basílica de Santo Antônio de Pádua, em Americana, foi considerado culpado em primeira instância de abusos sexuais contra adolescentes. Ele nega as acusações.

O relator não tem prazo para retomar a análise do processo. Como o caso está em julgamento virtual, não haverá uma nova sessão de julgamento. O relator deve apresentar o seu voto em sistema e, em seguida, os demais integrantes da Câmara farão o mesmo até que o colegiado chegue a uma decisão.

Para o advogado Paulo Henrique de Moraes Sarmento, responsável pela defesa do ex-padre, a retirada de pauta indica que os argumentos trazidos pela defesa serão levados em conta pelo relator. “A defesa está confiante de que vamos reverter a sentença e comprovar a inocência”, disse.

Já o advogado Roberto Tardelli, que representa as vítimas, confia na manutenção da sentença. “O relator afirmou que faria pequenos ajustes no seu voto. Não deve haver mudanças substanciais. As provas são muito fortes. Acredito que em uma semana já possamos ter o resultado”, declarou.

Demitido

A sentença da Justiça de Araras contra Pedro Leandro foi proferida em maio de 2022. Dois meses antes, a Diocese de Limeira anunciou a decisão do Papa Francisco de demitir o então sacerdote dos quadros da Igreja Católica.

A medida foi adotada após uma investigação conduzida pela diocese ser remetida ao Vaticano. O conteúdo do relatório nunca foi divulgado.

O ex-padre alega ter sofrido perseguição por parte da Diocese de Limeira e disse que recorreria a outras instâncias da Igreja Católica contra a sua demissão do clero.

As investigações contra Leandro também provocaram a queda de Vilson Dias do cargo de bispo da Diocese de Limeira. Ele renunciou ao posto e foi remanejado para outro cargo dentro da Igreja Católica.

Tags:
Abuso sexual | Abusos sexuais | Americana | Basílica de Santo Antônio de Pádua | Desembargador Francisco Orlando | ex-padre | Igreja Católica | Padre Pedro Leandro Ricardo | Papa Francisco | Pedro Leandro Ricardo | Tribunal de Justiça de São Paulo

Divulgação - Pedro Leandro Ricardo (à dir.) ao lado do ex-bispo de Limeira, Vilson Dias

COMENTÁRIOS: