Americana reduz faltas em consultas pelo terceiro ano seguido
Até novembro do ano passado, Secretaria de Saúde registrou queda de 6,7% nas ausências de pacientes
A Secretaria de Saúde de Americana conseguiu reduzir, pelo terceiro ano consecutivo, o número de faltas de pacientes a consultas agendadas. Até novembro de 2024, a pasta registrou uma queda de 6,7% nas ausências de pacientes.
Em 2023, foram agendadas 74.573 consultas, sendo registrado um total de 17.102 faltas. Já em 2024 (até o mês de novembro), das 75.201 consultas agendadas 15.948 pacientes não compareceram.
O quadro já havia sido de queda nos anos anteriores por conta da implantação de um Call Center. O serviço entra em contato com os usuários da rede pública antes dos procedimentos, permitindo o encaixe de outras pessoas que estão na fila em caso de desistência.
“Apesar dessa redução, o absenteísmo ainda representa um grande desafio. Mesmo com a comunicação ativa, ainda registramos um número significativo de faltas. Para enfrentar esse problema, vamos promover uma campanha de conscientização. A ausência dos pacientes nas consultas agendadas impacta negativamente o andamento das filas, atrasando o atendimento daqueles que aguardam pelo médico especialista. Por isso, a colaboração da comunidade é fundamental para que possamos continuar melhorando o acesso à saúde a todos”, declarou Mariana Denielle Silva, coordenadora do setor de Regulação, da Secretaria Municipal de Saúde.