Operação prende integrantes de quadrilha de roubo de caminhão e carga

São cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão na região de Campinas

Por Da Redação

Polícia Federal faz operação contra quadrilha especializada em roubo de carga em Campinas e região

A Polícia Federal e o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime organizado) deflagraram na manhã desta terça-feira (08) a Operação Volvere. São cumpridos sete mandados de prisão e oito de busca e apreensão na região de Campinas. Os mandados foram expedidos pela Vara Criminal de Campinas.

As ações são apoiadas pelo BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) e, no total, envolvem cerca de 80 agentes.

A Operação tem como objetivo desarticular quadrilha especializada em roubos de carga na região, mediante sequestro relâmpago. São cumpridos mandados em Campinas e Sumaré. Há provas de participação do bando em pelo menos seis roubos.

OPERAÇÃO

O nome da operação vem da aplicação, em latim, do verbo volvere que remete a “mudar de posição ou de direção”, o que efetivamente ocorre em situação de roubo, quando o trajeto de uma viagem e de seu motorista é deliberadamente alterado por terceiros.

A Operação Volvere é resultado do investimento da Polícia Federal em especialização de um grupo que trabalha em conjunto com outras forças da Segurança Pública visando a desarticulação desse tipo de crime nas rodovias brasileiras; com início dos trabalhos investigativos em dezembro/2021.

O grupo foi responsável – sem contar as prisões de hoje – por 135 prisões, pela recuperação de veículos roubados no valor aproximado de 7,5 milhões de reais e pela desarticulação de várias organizações criminosas por meio das Operações Rapina (2022), Insídia, Malta, Caterva, Malta II e, hoje, Volvere (2023).
Os investigados responderão, dentre outros, pelos crimes de Associação Criminosa e Roubo, cujas penas somadas podem ultrapassar 30 anos de reclusão.