O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas assinou, em Campinas, o contrato de concessão do Trem Intercidades Eixo Norte, ao lado do prefeito da cidade Dário Saad. O evento ocorreu na Estação Cultura “Antonio da Costa Santos”, no Centro. Serão R$ 14,2 bilhões em investimentos públicos e do consórcio C2 mobilidade sobre trilhos.

No evento, também foi lançado o programa “São Paulo nos trilhos”, que reúne projetos estaduais de transporte de passageiros e cargas por ferrovias. Ao todo, somam investimentos estimados em R$ 194 bilhões e mais de 1 mil km de malha férrea.

O TIC Eixo Norte vai ligar a capital a Campinas por linha férrea. O trajeto, de 101 km, oferecerá um serviço expresso entre o terminal da Barra Funda, Jundiaí e Campinas, com duração de 64 minutos. O projeto vai contar com três estações e visa melhorar o transporte intercidades e a mobilidade urbana.

“Esta é uma visão de futuro. Sabemos os desafios que temos que enfrentar para o futuro. Fui para São Paulo na segunda-feira, voltei, fui ontem, voltei. Tem dia que gasto três horas na estrada. Até quando a gente vai sofrer com os congestionamentos para chegar a São Paulo? Nós tínhamos esse sonho do trem São Paulo - Campinas passando por Jundiaí, há décadas. Cidades como São Paulo, como Campinas, se não tiver o modal ferroviário, vai parar, vai ser impossível de transitar. O governador teve a capacidade de gestão, com sua equipe, de colocar esse leilão e agora assinar o contrato do Trem Intercidades”, disse o prefeito, Dário Saadi.

Tags:
Ferrovias | SÃO PAULO NOS TRILHOS | TRANSPORTE DE CARGAS | TRANSPORTE DE PASSAGEIROS | Trem Intercidades

Rogério Capela/Prefeitura de Campinas - Governador assina contrato do trem Intercidades em Campinas

COMENTÁRIOS: