Exclusivo: Microsoft planeja mais um Data Center na região

Com investimento anunciado em Sumaré, multinacional deve implantar centro de processamento de dados também em Hortolândia

Por Da Redação

Microsoft está entre as maiores empresas de tecnologia do mundo

Após anunciar a implantação de um Data Center (Centro de Processamento de Dados) em Sumaré, a gigante de tecnologia Microsoft deve investir em mais uma cidade da região. O Giro19 apurou com exclusividade que a empresa planeja ter dois empreendimentos semelhantes também em Hortolândia.

Data Centers são complexos que armazenam dados e aplicativos de empresas. A demanda por esse serviço está em alta com o acesso cada vez maior da computação em nuvem, que permite o compartilhamento de softwares em vários dispositivos, sem a necessidade de uma conexão física.

Os novos centros da companhia devem ser construídos em regiões diferentes da cidade. Um na Avenida Thereza Ana Cecon Breda, nas proximidades do Instituto Federal, e outro na Estrada Municipal Pedrina Guilherme, na região do Parque Olívio Franceschini.

A Cetesb (Companhia Ambiental de Saulo) já emitiu pareceres técnicos favoráveis à implantação de geradores de energia a diesel para os dois Data Centers. Os equipamentos são necessários para garantir a estabilidade elétrica dos servidores que armazenam os dados.

Procurada, a assessoria de imprensa da multinacional confirmou o projeto em Hortolândia, mas não informou quanto pretende investir nem uma estimativa de empregos a serem gerados.