TSE devolve mandato da vereadora Constância Félix, de Limeira

Parlamentar teve o mandato extinto em outubro de 2022 após ser condenada em uma ação da Justiça Eleitoral

Por Walter Duarte

Vereadora Constância Félix vai reassumir sua cadeira na Câmara de Limeira

De saída do STF (Supremo Tribunal Federal) e, por consequência, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o ministro Ricardo Lewandowski decidiu devolver o mandato à vereadora Constância Félix (PDT), de Limeira. O magistrado acolheu um recurso da parlamentar, que teve seu mandato na Câmara extinto em outubro do ano passado após uma condenação do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral). 

A vereadora, seu marido – o ex-prefeito Silvio Félix – e seu filho foram considerados culpados, pela corte regional, por abuso de poder econômico pela compra de um jornal impresso na cidade. O Ministério Público Eleitoral sustentou que a aquisição do veículo de imprensa foi feita para criticar opositores e enaltecer o trabalho político da família. 

Ao concordar com a apelação da família Félix, Lewandowski afirmou que um jornal não tem peso suficiente para influenciar numa eleição. 

“Não é possível comprovar o desvirtuamento na utilização dos meios de comunicação ou o abuso do poder econômico, tampouco a existência de gravidade para desequilibrar a disputa eleitoral e, com isso, ensejar a condenação, de modo que a caracterização das condutas dos recorrentes e a aplicação das penalidades delas decorrentes, diante das particularidades do caso em apreço, revelam-se exacerbadas, razão pela qual entendo que a decisão proferida pela Corte regional deve ser reformada”, diz a decisão do ministro, que está deixando a magistratura. 

Com a decisão, o vereador Adir do Cecap – do mesmo partido de Constância Félix – deve perder a cadeira no legislativo limeirense assim que a Câmara for notificada pela Justiça Eleitoral.