Limeira vive expectativa por investimento bilionário em Data Center

Multinacional planeja construir instalação tecnológica em área de dois milhões de metros quadrados, na divisa com Santa Bárbara d’Oeste

Por Walter Duarte

Projeto de Lei Complementar que altera Plano Diretor para possibilitar instalação do empreendimento foi enviado à Câmara Municipal

A possibilidade de instalação do maior Data Center da América Latina movimenta o cenário político de Limeira. Um projeto de lei complementar, que altera o Plano Diretor do município para incluir na área urbana uma área de dois milhões de metros quadrados foi enviado pelo prefeito Mário Botion à Câmara com pedido de votação em regime de urgência. Ele alega que a inclusão é necessária para viabilizar o empreendimento tecnológico de uma multinacional cujo nome vem sendo mantido em sigilo.

Hoje tratada como uma propriedade rural, a gleba fica às margens da Rodovia Luís Ometto (SP-306), no limite com Santa Bárbara d’Oeste. Por lei, empresas com sede fora do Brasil não podem fazer a aquisição de fazendas.

Uma empresa contratada pelo grupo conseguiu a aprovação do Coplan (Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial Ambiental de Limeira) para alterar o zoneamento da área. A ata da reunião do conselho foi anexada pelo prefeito ao projeto encaminhado para análise dos vereadores.
Segundo o documento, a etapa inicial do projeto prevê a construção de 350 mil metros quadrados de galpões para abrigar os servidores. O valor estimado do investimento não foi divulgado, assim como a expectativa de empregos a serem gerados.

A administração, contudo, espera um incremento importante na receita municipal, sobretudo através do ISS (Imposto Sobre Serviços).

O projeto foi lido na sessão desta segunda-feira (15) da Câmara de Limeira, mas ainda não tem data prevista para ser colocado em votação.

Data Centers na região

Data Center é um complexo que armazena dados e aplicativos de empresas, cuja demanda está em crescimento, com o acesso cada vez maior dos serviços realizados em nuvem que permitem o compartilhamento de softwares em vários dispositivos, sem a necessidade de uma conexão física.
Desde o início de 2023, a região tem sido foco do anúncio de grandes investimentos em Data Centers. Em Paulínia, a empresa CloudHQ promete investir R$ 15 bilhões em um câmpus com várias instalações de armazenamento de dados em nuvem.

Em três projetos com orçamentos mantidos em sigilo, a Microsoft vai implantar dois Data Centers em Hortolândia e um em Sumaré. O terceiro, inclusive, já está em obras.