A Defesa Civil Municipal de Nova Odessa passou a monitorar o nível do Ribeirão Quilombo em tempo real, 24 horas por dia. Uma câmera de vídeo foi instalada na régua de medição na Estação de Captação de Água (ECA) para fornecer imagens ao vivo do nível do rio.

Os integrantes da Defesa Civil têm acesso às imagens via internet em seus celulares, facilitando a emissão de alertas à população ribeirinha. Aproximadamente 50 imóveis em sete bairros estão sujeitos a inundações quando o rio transborda sua calha.

O nível normal do Quilombo é 60 centímetros abaixo do zero da régua. Em situações de cheia, o nível sobe e é dividido em três cores:

* Verde (0 a 80 cm): Estado de observação
* Amarelo (80 a 130 cm): Estado de atenção
* Vermelho (acima de 130 cm): Estado de alerta (início da inundação)

As informações em tempo real são compartilhadas com moradores das áreas monitoradas por meio de um grupo de WhatsApp. Dessa forma, eles podem acompanhar a evolução do nível do rio e tomar medidas preventivas.

Segundo a Defesa Civil, os imóveis mais vulneráveis começam a ser atingidos pela água quando o nível do Quilombo ultrapassa 160 centímetros. Os alertas com imagens da régua permitem que os moradores estimem o risco para suas residências.

As áreas de risco incluem os jardins Conceição, São Jorge, Flórida, Fadel, Vila Azenha e Colônia (rural). Imóveis no Lopes Iglesia também são indiretamente afetados quando as águas do Córrego Palmital não conseguem escoar para o Quilombo.

A Defesa Civil pretende instalar câmeras de videomonitoramento em outros pontos da cidade sujeitos a alagamentos causados por córregos ou enxurradas. Esses equipamentos serão viabilizados com o apoio de empresas próximas, por meio dos programas "Empresa Amiga" e "Cidadã Amiga".

Tags:
defesa civil | Gestão de Riscos | Monitoramento em Tempo Real | nova odessa | Prevenção de Inundações | Ribeirão Quilombo

Divulgação/PMNO - Câmera instalada pela Defesa Civil monitora régua que acompanha o nível do Ribeirão Quilombo

COMENTÁRIOS: