A empresa CloudHQ anunciou nesta quarta-feira (1º de março) o início das obras de um campus de data centers em Paulínia com investimento estimado em US$ 2 bilhões (R$ 10,3 bilhões na cotação atual). A cerimônia contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). 

Este será o primeiro hub de dados da companhia no Brasil. A previsão é que sejam instalados seis edifícios, com capacidade de carga de TI de 288 MW. A empresa tem outras plantas construídas ou em desenvolvimento nos Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Alemanha, França e México. 

O campus também apresenta a sua própria rota diversificada de fibra subterrânea que conectará o projeto aos principais pontos de troca de Internet na região e provedores de nuvens no mercado. A construção desses dutos está concluída. A subestação e as linhas de transmissão que conectarão o projeto à rede nacional de energia (rede básica) em alta tensão já estão em construção, com conclusão programada para o primeiro semestre de 2024.

“Paulínia é o local ideal para um campus de datacenter hiperscale devido à sua localização estratégica em um polo de tecnologia. Também é perto de São Paulo, a maior região metropolitana da América do Sul e um importante centro financeiro, de tecnologia e inovação”, destacou Gabriel Alday, gerente de desenvolvimento de negócios e leasing.

Tags:
bilhões | bilionário | campus de data centers | data center | Economia | investimento | Paulínia

Gilberto Marques/Governo do Estado de SP - Obras do campus de data centers de Paulínia tiveram início nesta quarta-feira

COMENTÁRIOS: