A Prefeitura de Piracicaba abriu licitação para finalizar a escola municipal do bairro Tatuapé. O edital de concorrência estima gastos de até R$ 2,41 milhões para a conclusão dos 50% restantes da obra, interrompida pela Secretaria Municipal da Educação em 2021.

Esse orçamento, somado a R$ 1,9 milhão que foi o valor proposto pela pela vencedora da licitação para a construção do prédio, em 2019, pode deixar a escola até 126% mais cara. 

A construção começou em 2020, mas atrasos no cronograma resultaram na paralisação da construção, em 2021, quando a metade das obras estava concluída.

De acordo com a prefeitura, o orçamento estimado para conclusão da escola ser maior que o ofertado pela construtora em 2019 para a obra completa está baseado em uma série de fatores. “O orçamento da obra seguiu critérios específicos, incluindo uma vistoria in loco para levantamento dos materiais e da mão de obra necessários para a conclusão do projeto. O valor foi estabelecido com base em composições de tabelas de instituições relevantes, como a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo), o Sinapi (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil), e a FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), entre outros”, explica. A licitação para conclusão da escola está marcada para o dia 8 de fevereiro. “Após a conclusão do processo licitatório, a obra será retomada”, diz a nota.

A escola, que fica na esquina da rua Godofredo Bulhões Ferreira de Carvalho com a rua Indaiatuba, terá capacidade para atender cerca de 150 crianças nos períodos parcial e integral. A unidade tem 775,85 metros quadrados de construção e vai abrigar hall de entrada, pátio coberto/refeitório, salas de creche, salas de pré-escola, solários, cozinha, lactário, almoxarifado, fraldário, playground, lavanderia e vestiários.

Guilherme Leite/Câmara Municipal - Construção da escola foi paralisada em 2021

COMENTÁRIOS: