Equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) registrou o terceiro caso de raiva em morcego em Piracicaba, em 2024. O animal foi encontrado morto uma calçada na rua das Piracanjubas, no bairro Jupiá, sem informação de contato humano ou com animais. O resultado positivo foi confirmado no final da tarde de sexta-feira (22), pelo laboratório do CCZ de São Paulo. O morcego é de hábito insetívoro (se alimenta de insetos), da família molossidae e espécie Nyctinomops laticaudatus, tendo um papel ecológico extremamente importante, fazendo o controle de insetos no ambiente. Um único animal dessa família pode coletar até 500 mosquitos por hora, capturando seu alimento em pleno voo.

De acordo com a bióloga do CCZ, Regina Lex Engel, os morcegos urbanos não são agressivos, mas eles podem morder para se defender quando se sentem ameaçados. “Assim, quando estão caídos no chão, podem estar doentes, já que não têm o hábito de ficar no solo, e assim, nessas condições, podem contaminar, acidentalmente, tanto animais domésticos (cães e gatos) como o homem, pois estão expostos a qualquer tipo de contato”, alertou.

A Secretaria de Saúde reforça que mantém a vacinação antirrábica para cães e gatos – contactantes com morcegos – em posto permanente na sede do CCZ (rua dos Mandis, s/n°, bairro Jupiá) – durante o ano todo. Além disso, o CCZ está preparado para realizar ações de bloqueio necessárias em caso de surgimento de algum caso confirmado para a doença em animais, conforme preconiza orientações do Ministério da Saúde e Governo do Estado de São Paulo, o que não ocorre neste momento.

Além disso, é importante lembrar aos tutores de cães e gatos que se atentem à vacinação antirrábica anual de seus animais, pois é a única maneira de preveni-los e de se prevenir contra essa doença que é letal e não tem cura.

OUTROS CASOS

Outros dois casos de raiva em morcego foram registrados na cidade em 2024, sendo um em janeiro, na região central, e um em fevereiro, no Dois Córregos, ambos de hábitos insetívoros. Em 2023, foram cinco casos positivos de morcegos com raiva.

Tags:
MORCEGO | Piracicaba | Raiva | Saúde

Divulgação - Morcego foi encontrado morto em uma rua do bairro Jupiá, em Piracicaba

COMENTÁRIOS: