O artista plástico Esio Antonio Pezzato deixou a presidência do Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba). A vice dele, Érica Frasson, também deixou o órgão, assim como outros membros. O prefeito Luciano Almeida (PP) nomeou Pedro Augusto Ranzani Maurano e Paula Lino Mendes da Cruz, titular e suplente, respectivamente. Outros nomes também foram substituídos.

As mudanças ocorrem em meio à discussão de um projeto da Prefeitura que prevê a duplicação da avenida Alidor Pecorari, que margeia o Parque da Rua do Porto. A avenida fica em área tombada e parte da obra atingiria APP (Áreas de Preservação Permanente).

Três pareceres – um do Condema (Conselho de Defesa do Meio Ambiente), um produzido por dois engenheiros florestarias e outro do Laboratório de Cidades da Unesp de Rio Claro - apontaram diversas irregularidades no projeto do Executivo.

Ainda assim, a Prefeitura abriu licitação para duplicar a avenida, obra orçada em R$ 8,5 milhões, mas diante dos pareceres e falta de aprovação do Codepac, a Amapira (Associação dos Amigos da Cidadania e do Meio Ambiente de Piracicaba) apresentou à Secretaria Municipal de Administração a impugnação da licitação, que foi acatada e a suspensão foi publicada na edição do dia 17 de abril no Diário Oficial do Município.

O Codepac volta a se reunir nesta segunda-feira. Ainda não há informação se haverá nova eleição para presidência do órgão.

Tags:
Avenida | CODEPAC | COMDEMA | obras | Piracicaba

Divulgação - Saída do presidente do órgão ocorrem em meio à proposta da Prefeitura de duplicação da Avenida Alidor Pecorari

COMENTÁRIOS: