Após nomear em inglês a ciclovia em construção na cidade, a Prefeitura de Piracicaba resolveu fazer uma enquete pra trocar nome do projeto. Desde o início, o edital trata a ciclovia na orla do rio Piracicaba como Riverside, o que gerou críticas sobre o motivo de a Prefeitura não usar simplesmente o termo Beira Rio para denominar o projeto.

Prestes a iniciar a construção de mais um trecho, a Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) decidiu lançar uma enquete, que estará aberta até o dia 14 deste mês para que a população escolha um novo nome. Após esse período, os nomes sugeridos serão submetidos a votação popular.

A ciclovia, que visa conectar os bairros Jupiá e Monte Alegre, terá um total de aproximadamente 36 km. O projeto atende a demandas por mais ciclovias na cidade e será executado em etapas, com possibilidade de futuras expansões para fomentar o uso da bicicleta em Piracicaba.

Além disso, a Prefeitura homologou o edital de concorrência 11/24, que prevê a construção de um novo trecho do projeto. Este segmento de 4,6 km começará no antigo Anel Viário Municipal Comendador Leopoldo Dedini, logo após a ponte sobre o rio Piracicaba, e seguirá até a avenida Comendador Pedro Morganti, passando pela área gastronômica do bairro Monte Alegre e as proximidades da indústria OJI Papéis.

A Pontuali Construtora e Engenharia Ltda. foi a empresa vencedora da licitação, com uma proposta de R$ 2,1 milhões. A obra será financiada pelo Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) da Caixa Econômica Federal. O projeto inclui a instalação de lixeiras, painéis informativos e uma área de contemplação com bancos de concreto e paraciclo metálico. A ciclovia terá 2,50 metros de largura.
O primeiro trecho da ciclovia, com 5,1 km, está em construção na região do Engenho Central, ligando a Ponte do Morato ao final da avenida Juscelino Kubitschek. O segundo trecho está em fase de planejamento.

Tags:
Infraestrutura | mobilidade urbana | Piracicaba | TRANSPORTE SUSTENTÁVEL

Divulgação - Construção de novo trecho já foi homologado

COMENTÁRIOS: