A Aegea Mirante, concessionária responsável pelo esgotamento sanitário de Piraicaba, lançou o 1º Prêmio Mirante de Jornalismo Sustentável, voltado para jornalistas que atuam em Piracicaba e Região. As inscrições vão até o dia 20 de julho no site www.miranteppp.com.br, onde os jornalistas também têm acesso ao Regulamento.

O lançamento ocorreu no Mini Auditório da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) que, juntamente com o Curso de Gestão Ambiental da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), apoiam a iniciativa. 

De acordo com a professora Odaléia Telles Marcondes Machado Queiroz, coordenadora do curso da Esalq, “é muito importante essa aproximação entre Academia e empresas, como é o caso da Mirante, que desenvolve um importante serviço numa área tão essencial para o meio ambiente, como é o saneamento”.

Para Eliana Teixeira, jornalista e editora de conteúdo da revista digital O Canal da Lili, “O 1º Prêmio Mirante de Jornalismo Sustentável, além de dar visibilidade a temáticas voltadas ao desenvolvimento sustentável, é uma oportunidade de valorização do trabalho de profissionais da comunicação de Piracicaba e região. Parabéns à Mirante pela oportuna iniciativa".

O Prêmio, segundo a jornalista e gestora socioambiental Daniele Ricci, propõe que os jornalistas pensem em conjunto sobre questões que envolvem a sustentabilidade. “Como uma empresa de saneamento, a Aegea abre espaço para ideias de novos atores na composição de uma linha voltada ao cuidado com a natureza e o meio ambiente”, afirmou Daniele. 

O fotógrafo Bolly Vieira também é um dos profissionais que abraçaram a iniciativa da Mirante. “O prêmio, especialmente pela importância do tema, nos motiva e faz com que pensemos de uma maneira mais focada nas questões que envolvem a sustentabilidade”, disse. 

“Assim como as concessionárias tratam a água e o esgoto, a imprensa tem o papel importantíssimo de informar a população por meio das notícias, fazendo a apuração, ouvindo todos os lados envolvidos, entregando conteúdo transparente, de qualidade e de relevância para as pessoas. Um trabalho fundamental para ampliar a estrutura de saneamento básico no país”, afirmou o diretor presidente da Mirante, André Borges. 

Objetivo

Para que o avanço do setor de saneamento aconteça é necessário responsabilidade socioambiental e um posicionamento de maior protagonismo para promover o desenvolvimento sustentável dos espaços urbanos e territórios onde a concessionária atua. 

Nesse sentido, o 1º Prêmio Mirante de Jornalismo Sustentável tem o objetivo de fomentar na região a produção de conteúdo trazendo mais luz para toda a temática que envolve saneamento básico, impacto social e desenvolvimento sustentável. 

Estimular a produção de reportagens sobre saneamento e sua relação direta com a preservação do meio ambiente, saúde pública, desenvolvimento urbano e inclusão social é a resposta que a Mirante dá para a sociedade em um momento em que temos a responsabilidade de promover a conscientização, ampliar o conhecimento, o interesse e, consequentemente, as boas práticas no cuidado e na relação com como o meio ambiente e com os nossos recursos naturais. 

O prêmio tem também o objetivo de reconhecer o trabalho dos jornalistas na difusão de ações, ideias e iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável com foco especial na proteção do meio ambiente.

Prêmio tem três categorias:

  • Jornalismo Impresso | Fotojornalismo
  • Telejornalismo | Radiojornalismo
  • Webjornalismo

Podem ser inscritas reportagens publicadas em veículos de Piracicaba e Região no período de 1º de janeiro a 30 de outubro de 2024. A divulgação e a entrega das premiações estão previstas para dezembro de 2024. Podem participar jornalistas com registro profissional e os que comprovem atividade profissional pelo prazo mínimo de cinco anos. Para cada categoria será selecionado um trabalho que receberá como prêmio o valor de R$ 5.000,00.

Entre as abordagens indicadas para o desenvolvimento das pautas estão:

  • Mudanças climáticas e segurança hídrica;
  • Impacto social e avanço do esgotamento sanitário no desenvolvimento urbano sustentável;
  • Boas práticas e iniciativas voltadas à educação, cultura e participação da sociedade no uso consciente da água, cuidados com a rede de esgoto e com a preservação do meio ambiente;
  • Cases e ações inovadoras no manejo de resíduos em prol da preservação ambiental.

Tags:
jornalismo | Piracicaba | Saneamento Básico | Sutentabilidade

Divulgação - Lançamento ocorreu no dia 11 de junho, no mini auditório da Acipi

COMENTÁRIOS: