A mortandade de peixes que ocorreu no rio Piracicaba no domingo (07) foi provocada por um efluente oriundo do ribeirão Tijuco Preto. A informação é da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

As investigações para determinar a causa da mortandade começaram no domingo e continuaram na segunda-feira (08). "Durante as vistorias, os técnicos da Cetesb identificaram de onde partiu a descarga irregular de efluentes lançados no Ribeirão Tijuco Preto. O Ministério Público já foi informado. Assim que saírem os resultados das análises será definida a penalidade que será aplicada", explicou a Cetesb.

O tipo de efluente lançado na água, porém, ainda não foi informado.

Neste domingo, peixes, de espécies como cascudo, bagre e corvina, foram observados agonizando e descendo a correnteza desde o começo da manhã. A situação se estendeu por todo o dia.

O presidente do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Marcos Kamogawa, cobrou ações para evitar novas mortandades. Ele sugeriu ações intermunicipais para identificar e bloquear descartes ilegais, controle da vazão dos rios e preservação das matas ciliares.

Tags:
Meio Ambiente | Peixes | Piracicaba | poluição | Rio Piracicaba

Divulgação - Lançamento irregular de efluente provocou a morte de milhares de peixe

COMENTÁRIOS: