A Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba realiza a partir desta segunda-feira (14) a 16ª edição da Jornada Pedagógica. O evento teve mais de 4.800 inscrições para os quatro dias de evento. O evento é realizado exclusivamente para os profissionais da educação municipal, e tem como tema esse ano Educação que Humaniza: Escutar, Sentir e Transformar.

Com uma programação diversificada, a jornada terá início com a palestra de abertura A Vida que Vale a Pena Ser Vivida, ministrada pelo professor Clóvis de Barros Filho, doutor e livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes da USP, palestrante há mais de dez anos no mundo corporativo, consultor e autor de diversas obras. A palestra está marcada para as 19h, no Sindicato dos Metalúrgicos. A expectativa é que cerca de 2.000 profissionais acompanhem a abertura do evento.
Nesta quinta (15), a jornada contará com duas palestras na SME. Às 8h, a Prof. Drª Angela Kleiman falará sobre o tema: Do Letramento à Alfabetização: Caminhos e Desafios na Educação Infantil e Anos Iniciais, seguido, às 13h30, pela palestra Novos Parâmetros de Qualidade da Educação Infantil, apresentada pela Prof. Drª Ana Paula Soares.

Ainda no dia 15, a partir das 18h, ocorrerá o Encontro dos Profissionais da Educação, uma ação cultural em comemoração ao Dia do Professor, no Engenho Central, com participação da cantora Aninha Barros.

A programação do dia 16 terá a Oficina de Música Corporal, conduzida pelo grupo Barbatuques, em dois horários: 8h30 e 13h30, no Pecege. À noite, às 19h, será a vez da apresentação A Poesia que Transforma, com o poeta Bráulio Bessa, também no Pecege.

No dia 17, duas oficinas estão programadas para ocorrer na SME, uma às 8h e outra às 13h30. A primeira delas, Transformando Sucata em Inovação - Robótica Criativa e Sustentável, será ministrada pela Profª Me. Débora Denise Dias Garofalo, primeira mulher brasileira e primeira sul-americana a ser finalista no Global Teacher Prize, considerado o Nobel da educação.

Na sequência, a Prof. Ana Barbara dos Santos comandará a oficina Encontro e Relações entre as Linguagens das Artes e as Infâncias. Para encerrar a jornada, às 19h, no Pecege, o psicanalista, professor titular em Psicanálise e Psicopatologia do Instituto de Psicologia da USP, Christian Dunker, apresentará a palestra A Escuta Transformativa.

Confira a programação completa: 

14/10 - Abertura
A vida que vale a pena ser vivida
Prof. Dr. Clóvis de Barros Filho
19h - Sindicato dos Metalúrgicos

15/10 – Dia do Professor
Do letramento à alfabetização: Caminhos e desafios na educação infantil e anos iniciais
Prof. Drª Angela Kleiman
08h - Secretaria Municipal de Educação

Novos parâmetros de qualidade da educação infantil
Prof. Drª Ana Paula Soares
13h30 - Secretaria Municipal de Educação

Encontro dos Profissionais da Educação
Ação cultural em comemoração ao Dia do Professor
18h - Engenho Central

16/10
Oficina: Música Corporal
Barbatuques
08h30 / 13h30 – Pecege

A poesia que transforma
Bráulio Bessa
19h – Pecege

17/10
Oficina: Transformando sucata em inovação - Robótica criativa e sustentável
Profª Me. Débora Denise Dias Garofalo
08h / 13h30 - Secretaria Municipal de Educação

Oficina: Encontro e relações entre as linguagens das artes e as infâncias
Prof. Ana Barbara dos Santos
08h / 13h30 - Secretaria Municipal de Educação

Encerramento
A escuta transformativa
Prof. Dr. Christian Dunker
19h - Pecege

Tags:
APRESENTAÇÕES CULTURAIS | EDUCAÇÃO MUNICIPAL | EDUCAÇÃO QUE HUMANIZA | JORNADA PEDAGÓGICA | OFICINAS | PALESTRAS

Divulgaçao - O psicanalista Christian Dunker encerra a programação da jornada com a palestra A Escuta Transformativa

COMENTÁRIOS: