A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) vai instalar nova estação de monitoramento da qualidade da água no Rio Piracicaba, como parte de um pacote de novas estações que serão instaladas na Bacia do Rio Piracicaba e na região do Baixo Tietê.

De acordo com a Cetesb, na bacia do Rio Piracicaba serão, no total, quatro novas estações automáticas e mais duas nos reservatórios de Barra Bonita e Promissão. Os equipamentos estarão em funcionamento até o fim do ano. O investimento, segundo a Companhia, é de cerca de R$ 8,6 milhões.

As novas estações farão parte do Sistema Integrado de Monitoramento de Qualidade das Águas que foi inaugurado em junho de 2024. Atualmente, esse sistema permite que a população acesse dados em tempo real sobre a qualidade das águas dos principais rios e reservatórios do estado, com informações provenientes de 20 estações de monitoramento.

Os dados gerados pelas estações automáticas permitem realizar um acompanhamento contínuo da qualidade das águas nos locais monitorados. Anualmente, a Cetesb publica o Relatório de Qualidade das Águas Interiores, com todas as informações da rede automática.

Em 2024, os programas de monitoramento de qualidade dos rios e reservatórios totalizaram 596 pontos de amostragem, incluindo 542 pontos da rede básica, 20 pontos de monitoramento automático e 34 praias monitoradas para balneabilidade.

Tags:
CETESB | Piracicaba | Qualidade da Água | Rio Piracicaba

COMENTÁRIOS: