Quase 4.770 consultas e exames ambulatoriais deixaram de ser realizados no HRP (Hospital Regional de Piracicaba), administrado pela Unicamp, no primeiro trimestre de 2025 por causa da ausência dos pacientes. A taxa de faltas chegou a 12% nesse período, o que representa uma média mensal de 920 consultas e 675 exames desperdiçados.
O hospital, que realiza cerca de 13.170 agendamentos por mês, enfrenta 13% de ausências em consultas e 11% em exames. Segundo o diretor executivo do HRP, cardiologista José Roberto Matos Souza, cada falta compromete o atendimento de outros pacientes. "Quando alguém falta sem avisar, tira a chance de quem está esperando", afirma.
As ausências comprometem diagnósticos, atrasam tratamentos e geram desperdício de recursos do SUS. “Isso prejudica toda a cadeia de cuidado, desde o diagnóstico até o início do tratamento”, reforça Souza.
Para evitar o desperdício, o hospital pede que o paciente ligue com antecedência para a Central de Agendamentos, pelo telefone (19) 3052-4650 – opção 01, e cancele a consulta ou exame.
REFERÊNCIA
Referência em especialidades como Ortopedia, Oftalmologia e Urologia, o HRP atende pacientes de 26 municípios da região de Piracicaba (DRS-X) com consultas, internações e exames como ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia, ecocardiograma e endoscopia.
