A Prefeitura de Piracicaba oficializou a revogação da licitação que previa a revitalização e modernização total da Praça José Bonifácio, no Centro. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município do dia 23 de outubro e encerra o processo licitatório aberto em agosto de 2024, ainda na gestão do ex-prefeito Luciano Almeida (PP).
O projeto, estimado em R$ 9,9 milhões, previa uma ampla requalificação da principal praça da cidade, com intervenções estruturais e paisagísticas, como a abertura da rua Moraes Barros em frente à Catedral de Santo Antônio, criação de corredor gastronômico e comercial, novos espaços de lazer e eventos, além de melhorias na acessibilidade e iluminação.
Antes mesmo de assumir o cargo, o atual prefeito Helinho Zanatta (PSD) — que venceu a eleição municipal de 2024 — ingressou com ação judicial para suspender diversas licitações lançadas nos últimos dias da gestão anterior. A concorrência para as obras na José Bonifácio foi uma delas, e estava suspensa desde 12 de dezembro de 2024, por decisão liminar.
Com a publicação da revogação no Diário Oficial, o processo fica oficialmente cancelado. Em nota, a Prefeitura informou que a medida faz parte da reavaliação de contratos e editais abertos na gestão anterior e que eventuais projetos de requalificação da praça deverão ser reestudados pela atual administração.
A revitalização da José Bonifácio era apontada, no projeto anterior, como uma das ações centrais do Masterplan da região central, elaborado em parceria entre a Prefeitura, Acipi, Danpower, ElringKlinger, Pacaembu e Velvet (Jottapar), com foco na valorização do espaço urbano e incentivo ao turismo e ao comércio local.
Tags:
acessibilidade | Piracicaba | Praça José Bonifácio | Revitalização