Três homens apontados como integrantes da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) foram presos nesta quarta-feira (2) durante a Operação Derectio, deflagrada pela Delegacia de Homicídios do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) de Piracicaba. Eles são investigados por participação em uma tentativa de homicídio ocorrida em junho deste ano durante um chamado "tribunal do crime", na comunidade Pantanal.
De acordo com a Polícia Civil, o crime aconteceu em 7 de junho, por volta das 16h. As investigações apontaram que três pessoas foram submetidas a uma sessão de tortura e tentativa de execução promovida por integrantes da facção criminosa. As vítimas sofreram ferimentos graves na região da cabeça e do rosto e precisaram ser internadas, inclusive em UTIs (unidades de terapia intensiva).
Segundo a investigação, a motivação do ataque seria a suspeita de que uma das vítimas teria cometido abuso sexual contra uma menina de 1 ano e 7 meses. A Polícia Civil ressalta, no entanto, que essa foi a motivação atribuída pelos investigados para a realização do chamado "tribunal do crime", sem que isso represente confirmação da acusação.
Durante as investigações, a Delegacia de Homicídios identificou quatro envolvidos na ação criminosa, sendo três homens e uma mulher.
Na operação desta quarta-feira, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão temporária. As ordens judiciais foram executadas em endereços localizados na região central de Piracicaba, no bairro Monte Líbano e na comunidade Pantanal.
Foram presos um homem de 28 anos, conhecido pelo apelido de "Irmão Raul", um jovem de 18 anos, apelidado de "Purunga", e um homem de 22 anos.
A Operação Derectio contou com o apoio do GOE (Grupo de Operações Especiais), da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) e da DISE (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes), todas vinculadas ao Deinter-9.
O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios do Deic de Piracicaba, que apura os crimes de tentativa de homicídio qualificado, organização criminosa e sequestro.
Tags:
Comando | Crime | facção | Organização Criminosa | PCC | Piracicaba | Suspeita