Multiartista de Mauá viraliza poesias nas redes e cria slam para atrair público e artistas no ABC

Por Kethilyn Mieza

Com um vídeo de um minuto, Mileny Leme, 21, moradora do Jardim Zaíra, em Mauá, na Grande São Paulo, alcançou mais de 1,2 milhão de visualizações resumindo em poesia suas diversas vivências artísticas e falando sobre oportunidades para jovens periféricos como ela.

Na postagem, publicada em fevereiro deste ano, Mileny apresenta experiências como atriz, professora, instrumentista, diretora, estudante, palhaça, recreadora e poeta, entre rimas e imagens cotidianas.  A multiartista é uma das responsáveis pelo Slam do ABC, que tem como objetivo impulsionar o trabalho de novos poetas e artistas da região.

Mas antes de desenhar e colocar esse projeto nas ruas, Mileny conta que percebeu o potencial da poesia e da voz de uma jovem da periferia na conscientização da população de Mauá durante o período eleitoral de 2020.

Jovens de todas as idades se reúnem para prestigiar a primeira noite de Slam ABC @Kethilyn Mieza/Agência Mural

Na ocasião, ela gravou um vídeo criticando a candidatura do então prefeito Átila Jacomussi (PSB), que concorria à reeleição, e que acabou perdendo a disputa para o candidato Marcelo Oliveira (PT).

“Eu escrevia de uma forma bem lírica. Na época, via a escrita como uma forma de tentar mudar a perspectiva da cidade sobre uma coisa. E então, quando postei e viralizou no sentido político, comecei a entender que minha escrita também tinha um uma potência política”, explica a artista. 

Agência Mural.