O Sebrae-SP e o Condemat (Consórcio do Desenvolvimentos dos Municípios do Alto Tietê) comemoram o sucesso da 1ª fase do Programa Gov.Inova no Alto Tietê. Graças ao projeto, que conecta startups GovTechs com prefeituras da região, 38 projetos foram apresentados para resolver desafios de quatro prefeituras da região.

As cidades participantes são Guararema (Como ter uma solução inovadora para mapear produtores agrícolas); Ferraz de Vasconcelos (Como usar tecnologia e inovação para regularizar o processo fundiário); Mogi das Cruzes (Como melhorar a fluidez do tráfego em horários de picos em locais movimentados) e Arujá (Reduzir o absenteísmo nas consultas de saúde do município).

“A ideia é que os governos comprem inovação. E esse é um desafio muito grande. Existem questões legais, entre outros conhecimentos, que ainda não fazem parte do dia a dia dessas prefeituras. E o nosso programa vem para quebrar esta barreira. Vamos agora avaliar esses projetos para dar o match entre as partes envolvidas”, explica Gilvanda Figueiroa, gerente regional do Sebrae-SP.

Sobre o Programa Gov.Inova
Durante os primeiros meses de 2024, os municípios integrantes do Condemat participaram de uma série de encontros conduzidos pelo Sebrae-SP para preparar as prefeituras ao novo cenários de compras públicas, com foco na compra pública de inovação.

Quatro prefeituras apresentaram os seus desafios, principais dores, riscos e objetivos de longo prazo para que as startups Govtechs e empreendedores inovadores possam apresentar suas soluções.

Tags:
Cultura Empreendedora