Apicultores do Vale do Ribeira visitam Brasil Honey Show

Por rogeriolagos

O feriado de 7 de setembro foi de aprendizado e novas descobertas para os 32 apicultores do Vale do Ribeira que participaram da missão técnica para a Brasil Honey Show. Considerado o maior evento de apicultura do País, a feira foi realizada em Botucatu nos dias 7 e 8/9. A missão técnica foi promovida pelo Escritório Regional do Sebrae-SP no Vale do Ribeira, com apoio do Sindicato Rural de Juquiá, Prefeituras da região, Sebrae Aqui, Pronatu e Apivale.

Além de participar de palestras e workshops sobre produção e processamento de pólen, mercado interno e externo, empreendedorismo e mel na gastronomia, os apicultores conheceram fornecedores de insumos e equipamentos e novos produtos feitos à base de mel.

“Foi a segunda vez que eu participei da feira e foi maravilhoso! Sou muito grata ao Sebrae-SP por essa grande oportunidade. Poder encontrar apicultores de outras regiões é muito importante, já que o Vale do Ribeira está começando na produção apícola e essa troca de experiências é muito boa”, afirma a responsável técnica da Pronatu de Pariquera-Açu, Fabrícia Soriani.

O analista de negócios do Sebrae-SP, Lucas Carnio, explica que a próxima missão técnica com os apicultores já tem destino e data marcada: os Congressos Brasileiros de Apicultura e de Meliponicultura, que ocorrem em novembro na cidade de Aparecida (SP).

A troca de experiências com outros apicultores e o acesso a novas tecnologias do setor fazem parte das ações do projeto de Apicultura desenvolvido pelo Sebrae-SP, Sindicato Rural de Juquiá e Apivale. “O mercado de mel tem um potencial muito grande de crescimento e os apicultores do Vale podem aproveitar esse espaço para crescer”, destaca Lucas. Segundo ele, todo o mel produzido no Vale do Ribeira é consumido na própria região, que conta atualmente com duas agroindústrias para beneficiamento do produto.

O projeto de Apicultura do Sebrae-SP atende a 30 apicultores da região com orientações técnicas sobre produção, consultorias, treinamentos sobre marketing, associativismo e boas práticas visando o aumento da produtividade e a qualidade do produto. Quem tiver interesse em participar do projeto pode entrar em contato com Lucas, pelo telefone (13) 3828-5077.