Fundada em 1962, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape) é constituída por 176 sindicatos de trabalhadores rurais. A organização sempre incidiu de forma política na vida de agricultores e agricultoras familiares representando e coordenando o trabalho no campo nas três regiões do estado. 

“Demorou para que os agricultores e agricultoras realmente quisessem entrar na política institucional, porque ainda era um campo desconhecido. Nós sempre fizemos incidência política, principalmente através da educação, mas ocupar os espaços de poder é algo um tanto recente”, afirmou Cícera Nunes, primeira mulher diretora da FETAPE. 

De acordo com a líder da federação, foi a partir da eleição de Manoel Santos para o cargo de deputado estadual, em 2010, que o movimento de candidaturas de representantes dos sindicatos rurais ganhou força. “Manoel mostrou o quanto era importante ter alguém que conhecesse de perto a nossa luta nas casas legislativas e incentivou que mais agricultores e agricultoras chegassem lá também”, contou Nunes. 

Nestas eleições municipais, a Fetape apoia 94 candidaturas, que estão espalhadas pelos 10 polos sindicais que compõem a federação. Destas, 56 são homens e 38 são mulheres. 

Uma das candidatas apoiadas pela Fetape é Nalva do Sindicato (PT), que disputa uma vaga na Câmara de Vereadores de Vitória de Santo Antão. Esta é a primeira vez que Nalva, que é agricultora familiar, assentada e liderança sindical, se candidata a um cargo político e conta que foi um discurso do presidente Lula que a motivou: “no discurso Lula disse ‘todo mundo fala que os políticos não prestam, que são farinha do mesmo saco, que são corruptos, você quer ter um político honesto? Então seja você’. E isso chamou minha atenção”. 

O professor Mário João (PT) também é um dos candidatos a vereador apoiados pela Fetape, na cidade de Nazaré da Mata, Zona da Mata Norte do estado. Antônia dos Santos, conhecida como Nenê do Sindicato (PT) e Val Lourenço (PT) formam uma chapa que disputa a prefeitura da cidade de Tacaimbó como representantes dos sindicatos de agricultores e agricultoras. 

A grande maioria dos candidatos apoiados pela Fetape são do Partido dos Trabalhadores (PT) e Cícera Nunes explica o motivo: “É o PT e o presidente Lula que trabalha junto com a gente, que nos representa, e que mantém um diálogo com as nossas lutas e causas pela agroecologia, pela educação no campo, pelo combate a fome, então é natural que as candidaturas apoiadas pela Fetape se filiem ao PT”. 

“Nós temos uma boa expectativa de que vamos eleger muitos representantes sindicais. Entendendo também que a campanha é importante, poder conversar com as pessoas e apresentar nossas propostas. Além disso, é importante que cada vez mais mulheres possam concorrer e ocupar mais espaços nas políticas porque este ainda é um ambiente muito machista”, concluiu a diretora da Fetape.

Número de candidatos/as apoiados pelo Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais por polo Sindical:

Mata Norte:                                                07

Mata Sul:                                                   12          

Agreste Setentrional:                                 09

Agreste Central:                                         09

Agreste Meridional:                                   15

Sertão do Pajeú:                                        08

Sertão Central:                                          11

Sertão Submedio São Francisco:              06

Sertão do São Francisco:                          08

Sertão do Araripe:                                     09

O post Fetape impulsiona 94 candidaturas de agricultores nas eleições municipais apareceu primeiro em Marco Zero Conteúdo.

Tags:
agricultura familiar | Direitos Humanos | eleições 2024 | Fetape | Pernambuco