O sonho de todo empreendedor é ver seu negócio crescer e alcançar estabilidade, e quando isso acontece, novas oportunidades surgem. Com o aumento das possibilidades globais, a exportação tornou-se uma opção para aqueles que desejam expandir seu negócio. O Sebrae-SP apresenta algumas dicas para empresas que querem explorar o mercado internacional e começar a exportar seus produtos.

Faça uma análise: o primeiro passo para iniciar a exportação é analisar seu negócio. Essa avaliação deve considerar seus fabricantes e colaboradores, a fim de verificar se eles podem atender à demanda de exportação. Além disso, é fundamental examinar as vendas para entender se a empresa está pronta para exportar ou se requer novos investimentos.

Escolha um mercado apropriado: não adianta exportar para qualquer país; é essencial realizar uma pesquisa para identificar o mercado mais adequado. Essa investigação ajuda a identificar quais países podem receber seus produtos e a entender os pontos fortes e fracos de cada um. É importante também pesquisar a concorrência e a cultura do país, só assim será possível identificar se esse é um bom mercado para seus produtos.

Demanda em potencial:  é crucial verificar se o país selecionado tem demanda para seus produtos. Durante essa análise, você poderá descobrir se há consumidores para o que você oferece. Países que importam itens semelhantes aos seus têm maior potencial de aceitação.

Situação econômica: não basta apenas escolher um país, é necessário pesquisar a situação econômica dele. Em países que estão enfrentando dificuldades econômicas, os consumidores tendem a ter prioridades de consumo, por isso, identifique se é um bom momento para oferecer os seus produtos.

Busque países próximos: inicie a exportação para nações próximas ao Brasil que possuam cultura similar. Isso faz com que os custos de frete sejam menores e aumentam as possibilidades de aceitação pelo público.

Por que alguém compraria seu produto? antes de começar a exportar, questione-se sobre o motivo pelo qual alguém de outro país compraria seu produto. As respostas podem indicar melhorias necessárias ou confirmar que sua empresa está pronta para começar a exportar.

O Sebrae-SP reafirma seu compromisso de apoiar micro e pequenas empresas na expansão de seus negócios. Procure os consultores do Sebrae-SP em um dos escritórios regionais para mais informações sobre exportação. Outras dicas sobre como iniciar no mercado internacional estão disponíveis no canal do YouTube do Sebrae-SP: https://www.youtube.com/watch?v=FiXkLVjHMIk.

Tags:
Cultura Empreendedora