A menos de duas semanas do segundo turno das eleições em Olinda, os adversários de Vinicius Castello (PT) decidiram recorrer à baixaria por meio de campanha difamatória repleta de ataques homofóbicos e discursos de ódio. A coligação Frente Popular de Olinda, formada por PT, PCdoB, PV, PSB, PSOL e Rede, já entrou com 18 representações na Justiça Eleitoral contra pessoas que são pontos focais desse tipo de campanha nas redes sociais. Se vencer, Vinicius será o primeiro prefeito LGBTQIA+ da cidade.

Das 18, 11 resultaram em liminares favoráveis ao petista e estão em vigência, determinando a retirada dos conteúdos e que essas pessoas se abstenham de circular informações difamatórios sob pena de multa. Duas delas foram desfavoráveis à coligação e as demais estão ainda em análise.

Vinicius largou na frente na disputa do segundo turno, ao vencer o primeiro turno, com 80.422 votos (38,75%), à frente da adversária Mirella Almeida (PSD), candidata do atual prefeito Lupércio Nascimento (PSD), seu padrinho político, com 62.289 mil votos (30,02%).

Logo após o dia 6 de outubro, com a incorporação do prefeito reeleito do Recife, João Campos (PSB), à campanha, aliados de Lupércio estão mudando de lado e anunciando apoio ao petista. A adesão mais surpreendente foi a do vereador Severino Biai (Avante), que é líder do governo de Lupércio na Câmara e reeleito para o nono mandato consecutivo. Além dele, também subiu no palaque petista Saulo Holanda (MDB), o mais votado destas eleições e presidente da Câmara Municipal. A expectativa é que Marília Arraes (Solidariedade) também declare que está com Vinicius nos próximos dias.

Ele tem recebido amplo apoio do PSB e também do presidente Lula (PT), com quem esteve na semana passada em Brasília. Do outro lado, Mirella é apoiada pela governadora Raquel Lyra (PSDB) e por nomes do setor evangélico fundamentalista, como a família Collins, do PP, com o deputado estadual Cleiton Collins, sua esposa e vereadoras Michele Collins e o filho do casal eleito vereador no Recife, Alef Collins.

Nesta terça (15), o deputado estadual Alberto Feitosa (PL) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para atacar Vinicius e tentar desqualificá-lo politicamente por causa de supostas postagens antigas com conteúdo sexual na rede X (antigo Twitter).

Em notas, a equipe jurídica da campanha de Vinicius Castello, a executiva do PT Pernambuco e também o PSB de Olinda declararam solidariedade ao candidato. Confira as três notas na íntegra:

Nota à imprensa  

O candidato a prefeito de Olinda pela Coligação Frente Popular de Olinda (PT-PCdoB-PV-PSB-PSOL-Rede), Vinícius Castello, está sendo vítima de uma campanha injuriosa e desinformativa, com notícias falsas e descontextualização de fatos utilizando, sobretudo do discurso de ódio, homofobia e propaganda negativa com intuito de influenciar no caráter eleitoral, maculando a honra e o caráter do candidato.

Desde o resultado do primeiro turno, em que Vinicius Castello saiu na frente, com 80.422 votos, representando 38,75% dos votos, houve um aumento considerável desse tipo de material sendo disseminado nas redes sociais. Atualmente, há 18 representações em tramitação contra pessoas que são pontos focais dessa campanha de desinformação e discurso de ódio e 11 liminares vigentes favoráveis determinando retirada de conteúdo e que essas pessoas se abstenham de circular conteúdos difamatórios sob pena de multa.

O SIADE – Sistema de Alerta de Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral é uma ferramenta que está sendo diariamente utilizada para se derrubar links de repercussão desses conteúdos.

Também foi criado um canal de WhatsApp (81 99600?5429) para receber denúncias de populares sobre conteúdos duvidosos, descontextualizados, que causem distorções e contribuam com essa disseminação do discurso de ódio e homofobia.

A assessoria jurídica do candidato Vinícius Castello está segura que ele está sendo vítima de de uma campanha difamatória e preconceituosa com potencial de desequilibrar o pleito, o que fere o próprio Estado Democrático de Direito.

Anne Cabral – OAB/PE 39.061
Alexandre da Fonte Carvalho – OAB/PE 33.278

Nota de Solidariedade a Vinicius Castello, futuro prefeito de Olinda

O Diretório Estadual do PT Pernambuco vem a público manifestar sua total e irrestrita solidariedade ao futuro prefeito de Olinda, Vinicius Castello, candidato da Coligação Frente Popular de Olinda (PT, PCdoB, PV, PSB, PSOL e Rede), que tem sido alvo de ataques racistas, homofóbicos e caluniosos. Esses ataques buscam deslegitimar sua trajetória e seu compromisso com a cidade por parte de grupos que não aceitam ver alguém vindo da periferia e pertencente à população LGBTQIAPN+ ocupar um espaço de poder essencial para o futuro dos(as) olindenses.

Não toleraremos práticas discriminatórias e preconceituosas na política. Essas tentativas de desviar o foco do debate honesto e democrático por meio de intimidação e desinformação não conseguirão frear o avanço de um projeto que defende uma cidade mais justa, democrática e participativa. A candidatura de Vinicius Castello é a resposta de uma Olinda cansada de retrocessos e de projetos voltados apenas para interesses pessoais, negligenciando quem mais precisa das políticas públicas.

Olinda terá um prefeito negro, LGBTQIAPN+, formado em escola pública e forjado no movimento estudantil, que conhece de perto as dificuldades do povo e sabe o que é lutar por uma vida digna. Vinicius Castello representa os sonhos e a resistência de quem enfrenta adversidades para conquistar espaços políticos e sociais. Ele está preparado para transformar Olinda em um lugar melhor para todas, todes e todos.

A melhor escolha para Olinda é Vinicius Castello: um símbolo da luta da periferia e da força popular. A população dará seu recado nas urnas no próximo dia 27 de outubro.

A Direção Executiva do PT Pernambuco reafirma seu apoio incondicional a Vinicius Castello e ao projeto que ele representa para Olinda.

Seguiremos firmes e vigilantes contra qualquer tentativa de desinformação, em defesa de uma política pautada na verdade, no respeito e no compromisso com a democracia.

Direção Executiva do PT Pernambuco
Recife, 16 de outubro de 2024

Nota de solidariedade a Vinicius Castello, candidato a prefeito de Olinda

O PSB Olinda se coloca à disposição e em solidariedade ao prefeiturável da Frente Popular de Olinda (PSB, PT, PCdoB, PV, PSOL e Rede), @viniciuscastelllo, vítima de ataques difamatórios, fantasiosos e irreais.

O verdadeiro propósito da política está no debate aberto e democrático, focado em ideias e propostas que visem o bem-estar coletivo de uma comunidade. No entanto, não raro, o trabalho político pode ser distorcido em favor de projetos pessoais, subjugando o planejamento coletivo e abrindo espaço para ataques pessoais que visam, exclusivamente, desqualificar, com injúrias e falácias, a vida pessoal dos envolvidos — deixando à margem a real função do processo eleitoral.

Vinicius Castello enfrentou inúmeros obstáculos e, hoje, ele é a melhor escolha para o futuro político e social olindense. Nasceu na periferia, estudou em escolas públicas, se formou em direito por meio de programas sociais, participou de movimentos estudantis e compreende como poucos o valor real da luta e da conquista dos espaços públicos, políticos e sociais.

Cidades não são feitas apenas por cimento e cal, assim como o futuro não é feito com mentiras. Vinicius Castello é o rosto dos moradores das periferias, daqueles que lutam diuturnamente pela conquista e pela manutenção de direitos básicos.

Vinicius Castello é o futuro de Olinda. E os homens e mulheres dessa cidade agradecem por isso.

O post Vinicius Castello é alvo de ataques homofóbicos e discurso de ódio apareceu primeiro em Marco Zero Conteúdo.

Tags:
Direitos Humanos | discurso de ódio | eleições 2024 | Homofobia | olinda | Vinicius Castello