Moradores cobram melhora no transporte de candidatos em São Bernardo do Campo
Quem vive no Pós-Balsa, bairro periférico do distrito do Riacho Grande, em São Bernardo do Campo, às vezes prefere atravessar a represa Billings para ir a São Paulo do que ir para o próprio município fazer compras ou buscar serviços de saúde.
Com falta de infraestrutura, intervalos maiores nos ônibus e poucas linhas circulando em bairros como Tatetos, Capivari, Santa Cruz, Taquacetuba e Curucutu, a falta de acesso à cidade é um dos desafios, apesar de ser pouco mencionado pelos candidatos nas eleições 2024. [Veja as propostas abaixo]
A região fica entorno da represa Billings e para chegar no centro da cidade, as pessoas precisam atravessar a balsa João Basso, pegar um ônibus municipal que custa R$ 5,95 (uma das tarifas mais caras da Grande SP), descer no centro do Riacho Grande e fazer a integração. Todo esse trajeto demora cerca de 1 hora e meia para o passageiro chegar no centro de São Bernardo. Mas ainda tem a espera.
Moradora do bairro Taquacetuba há 15 anos, Marilisa Bocardi, 55, conta que, com o orçamento apertado, ela costuma fazer as compras no bairro ou atravessar para a Ilha do Bororé, na zona sul de São Paulo, para economizar.
“A gente faz a opção de ir para o Grajaú (extremo sul de SP) que a condução é mais em conta. Gasto R$ 20 e a integração dos ônibus é maior. Em São Bernardo se fosse para o Hospital de Clínicas (bairro Alvarenga) junto com minha mãe passar por consulta, gastaria em média R$ 60” diz.
Marilisa aponta ainda que a frota de ônibus na região foi reduzida no período da pandemia da Covid-19.
A Agência Mural fez um levantamento com base nas propostas dos candidatos e o que pretendem fazer durante o mandato referente à mobilidade urbana.
- Frota de Ônibus Moderna: Implantar e modernizar a frota de ônibus com a adoção de veículos elétricos, equipados com ar-condicionado e Wi-Fi gratuito, proporcionando mais conforto, eficiência e sustentabilidade.
- Transporte Hidroviário: Propor um sistema de transporte hidroviário integrado ao Sistema “Aquático-SP” utilizando a Represa Billings. – Central Semafórica Moderna: incorporando diversas ferramentas para coordenar e otimizar o fluxo de trânsito, atualizado em tempo real, informações do tráfego, redução de gargalos viários, congestionamentos, controle de semáforos inteligentes e suas programações, inclusive com intervenções imediatas para manutenção sincronizando os faróis e otimizando as vias públicas.
- Fim da Privatização: Fim do monopólio das famílias bilionárias!
- Municipalização de toda gestão, com Conselhos Populares.
- Tarifa Zero e integração regional entre as cidades do ABC.
- Pretende continuar a renovação da frota de ônibus municipais. Vamos trocar a frota de ônibus tradicional por ônibus elétricos autônomos.
- Reestruturar toda a rede de transporte público por meio do Sistema Tronco Alimentar. Ônibus menores nos bairros vão levar passageiros a um ponto de integração, de onde sairá um transporte mais robusto e com maior capacidade. •
- Propor ao governo do Estado adequar o sistema de transporte intermunicipal.
- O sistema vai acompanhar as mudanças proporcionadas pelo BRT e pela futura Linha 20 – Rosa do Metrô.
- Implantar um sistema de transporte coletivo integrado, física e tarifariamente, garantindo a qualidade e segurança nos deslocamentos Propostas de ação.
- Reestruturar todo sistema de transporte coletivo municipal, considerando a infraestrutura dos corredores de ônibus já implantados, otimizando e criando linhas troncais de alta capacidade e alimentadoras e estabelecendo ligações entre os terminais e as estações de conexão com os bairros.
- Promover mais acessibilidade aos bairros Riacho Grande e Pós-Balsa.
- Realizar estudos a fim de implantar mão-dupla nas embarcações (balsa)
- Viabilizar a Tarifa Zero nas passagens de ônibus municipais aos domingos.
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