Adesão a Vinicius Castello inclui aliados de Lupércio e agremiações de carnaval

Por Raíssa Ebrahim

Menos de uma semana depois do primeiro turno das eleições, com costura do prefeito reeleito do Recife, João Campos (PSB), aliados do prefeito Lupércio (PSD) estão mudando de lado e anunciando apoio a Vinicius Castello (PT) para a Prefeitura de Olinda. Nesta sexta-feira, 11 de outubro, foi a vez do MDB anunciar que está com o petista.

Os vereadores Saulo Holanda — o mais votado destas eleições e presidente da Câmara Municipal — e Milcon Rangel declararam publicamente apoio a Vinicius. Além disso, dezenas de agremiações carnavalescas estão se articulando esta semana para fazer um grande desfile conjunto em apoio ao candidato da esquerda no sábado (19) no Sítio Histórico de Olinda.

Vinicius obteve 80.422 votos no primeiro turno (38,75%), à frente da adversária Mirella, com 62.289 mil votos (30,02%).

Na quarta (9), ele embarcou para Brasília para um encontro com Lula e os senadores petistas Humberto Costa e Teresa Leitão com o objetivo de tentar a vinda do presidente, além de garantir fotos e vídeos para reforçar a campanha.

Antes, no mesmo dia, em coletiva de imprensa, o vice-prefeito e presidente do PP de Olinda, Márcio Botelho, desafeto de Lupércio, anunciou apoio a Vinicius. Botelho concorreu nestas eleições e terminou em quatro lugar, com 9.989 votos (4,81%).

Antônio Campos (PRD) também se aliou ao petista contra Lupércio e Mirella, que tem apoio da governadora Raquel Lyra (PSDB). Antônio obteve 3.124 votos (1,51%) no último domingo (6).

O Avante também deve debandar da base de Lupércio e mudar o apoio de Mirella Almeida (PSD) para Vinicius, segundo informações que circulam nos bastidores. A confirmação deve ser feita ainda nesta sexta (11). Reeleito para o nono mandato consecutivo, o vereador Biai já teria dito que está com a oposição neste segundo turno.

A tendência é que todos os vereadores eleitos, com exceção dos nomes do PSD, apoiem Vinicius.

Olinda terá carnaval para Vinicius

Nesta quinta (10), o tradicional Eu Acho É Pouco, fundado em 1977, ainda na Ditadura Militar, foi o primeiro a anunciar formalmente que está com Vinicius e que, “em breve”, divulgará “todos os detalhes do desfile em prol da campanha”.

“Para nós, não há outra possibilidade que não seja o caminho pela esquerda, o apoio às candidaturas de esquerda”, disse à MZ Luciana Veras, integrante do Grêmio Lítero Recreativo Cultural Misto Carnavalesco Eu Acho É Pouco.

Ela lembrou que “Olinda é uma cidade libertária por excelência. Uma cidade pujante no campo da cultura, do patrimônio histórico, da arquitetura. Uma cidade que precisa fazer jus a todo esse potencial”, complementou justificando o apoio a Vinicius.

O post Adesão a Vinicius Castello inclui aliados de Lupércio e agremiações de carnaval apareceu primeiro em Marco Zero Conteúdo.