No próximo dia 19 de novembro, comemora-se o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino. As quatro maiores cidades das regiões metropolitanas de Campinas e Piracicaba concentram mais de 105 mil empreendedoras. Além das duas metrópoles, Sumaré e Limeira também fazem parte dessa soma. Juntos, esses municípios representam mais de 5% das empresárias do estado de São Paulo.
O Sebrae-SP, por meio de iniciativas como o Sebrae Delas e o Sebrae Comunidades, possibilita que mulheres interessadas em ter seu próprio negócio — e formalizá-lo — tornem esse objetivo uma realidade.
Segundo a analista de negócios Joice Oliveira, esse número representa um grande avanço. “As mulheres estão em busca de independência, oportunidades e alternativas para uma renda principal ou até mesmo uma renda extra, e esses motivos contribuem para o aumento anual do número de empreendedoras.”
A analista ressaltou a importância de comemorar essa data, pois é uma grande conquista que as mulheres possam empreender. “O Sebrae-SP ajuda a quebrar barreiras, promover a igualdade de gênero e incentivar a participação feminina nos negócios, além de garantir que as mulheres tenham acesso a recursos, capacitação e redes de apoio.”
Mulheres empreendedoras: mais de 2 milhões no estado de São Paulo
De acordo com dados da Receita Federal, são mais de dois milhões de mulheres empreendendo nas 645 cidades do estado.
“Ao incentivarmos e valorizarmos o empreendedorismo feminino, estamos construindo uma economia mais inclusiva, inovadora e sustentável. Mulheres empreendedoras não só impulsionam a economia local e nacional, mas também criam redes de apoio e oportunidades que fortalecem a sociedade como um todo. Este mês é um lembrete poderoso do impacto social e econômico que elas têm, além da importância de políticas públicas e parcerias que realmente fomentem o crescimento sustentável e a igualdade de oportunidades”, destaca Débora Rodrigues, analista de negócios do Sebrae-SP.
Segundo pesquisa da Exame em parceria com o Sebrae, o Brasil é o sétimo país com o maior número de empreendedoras do mundo, e elas atuam, principalmente, no setor de serviços.
Bárbara Nobre, de Campinas, é microempreendedora individual e trabalha na área de comunicação há mais de 10 anos. “Abri o MEI com ajuda do Sebrae e, desde então, presto serviço para muitas empresas. Ter o MEI me abriu grandes oportunidades para ganhar experiência e conquistar meus objetivos.”
19 de novembro
O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino é comemorado em 19 de novembro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014 para homenagear as mulheres empreendedoras e valorizar o papel de cada uma delas na economia global.