O mestre em Políticas Públicas em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Vitor Matos lança o livro “Existíamos, Existimos e Existiremos: Passado, Presente e Futuro do Negro Brasileiro Sob a Ótica das Políticas Públicas”. A obra, publicada pela editora Appris, traz uma análise sobre as desigualdades raciais no Brasil e os desafios enfrentados pela população negra, que representa 55,5% do país, segundo o Censo de 2022. O lançamento acontece em Salvador e também em São Paulo no dia 15 de novembro.
O livro conduz o leitor a imaginar uma sociedade livre da herança colonial e instiga reflexões sobre o futuro da população negra a partir de perspectivas históricas e contemporâneas. Na obra, o autor explora conquistas importantes, como as cotas raciais no ensino superior e em concursos públicos, ressaltando o impacto positivo dessas políticas na formação de lideranças e no combate ao racismo estrutural.
“A formação em universidades de excelência traduz-se em transformações de olhares da sociedade a respeito de negros e negras. O ‘lugar de negro’ finalmente começa a ser qualquer lugar, o que atinge a raiz do preconceito racial no Brasil, que é a marca”, destaca Vitor Matos.
Apesar de avanços significativos, Matos alerta para os desafios persistentes. Altas taxas de mortalidade infantil, violência obstétrica, evasão escolar, disparidades salariais e a intolerância religiosa contra crenças de matriz africana são algumas das questões analisadas. “É uma realidade que se impõe e atua como uma camada extra de obstáculos, o que representa um cenário de total desmotivação pelo futuro”, afirma. Vitor Matos também aponta como a violência policial e a exclusão social dificultam ainda mais o caminho para a igualdade de direitos.
A obra aborda ainda o impacto das redes sociais na construção da subjetividade de jovens negros. Para o autor, esses ambientes virtuais podem ser perigosos, tanto pelo medo do cancelamento quanto pela crueldade de reações e julgamentos.
Com prefácio da jornalista e pesquisadora Mônica Sanches, o livro é um convite à reflexão sobre o presente e o futuro das políticas públicas voltadas à população negra. Além disso, evidencia como a educação, o consumo e a mídia desempenham papéis centrais na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
O post Livro discute o futuro da população negra no Brasil com foco nas políticas públicas apareceu primeiro em Marco Zero Conteúdo.
Tags:
diversidade | Literatura | políticas públicas | População Negra | Preconceito