No último sábado (9), a Agência Mural comemorou seu 14º aniversário no espaço da Ação Educativa, em São Paulo, com o lançamento do livro “Tijolo por Tijolo: a experiência de construir uma comunidade de apoiadores ao redor do jornalismo”. O livro pode ser baixado gratuitamente no site da Mural por meio deste link.
A publicação é fruto da pesquisa realizada por Anderson Meneses, diretor de negócios e tecnologia da Agência Mural, participante da segunda turma do Programa Saberes, da Rede Comuá, um espaço que reúne fundos independentes e mobiliza recursos para iniciativas voltadas à justiça social. O livro sistematiza os aprendizados da Mural e inclui depoimentos de representantes de doze veículos jornalísticos independentes.
“Quando a Mural nasceu, já éramos um coletivo. Tudo era feito de forma coletiva, muito antes de termos qualquer forma de financiamento ou apoio”, afirmou Meneses durante a roda de conversa no evento.
Para ele, esse senso de comunidade foi essencial para criar um processo que aproxima e engaja apoiadores, fazendo com que se sintam parte de uma comunidade que fortalece o jornalismo.
Natali Carvalho, analista de comunidades na Revista AzMina, ressaltou a importância de abordar questões financeiras de forma transparente. “Na faculdade, ninguém falava sobre dinheiro [para gerir o nosso jornalismo], o que era desesperador”. A falta de formação nesse tema é ainda um entrave para o surgimento de novos projetos.
Meneses também destacou que os apoiadores devem ser vistos além do apoio financeiro. Essa visão é partilhada pela Ponte Jornalismo, como explicou Jéssica Santos, editora de relacionamento do veículo. “Os apoiadores são como nossos olhos; eles trazem dúvidas e nos contam o que acontece ao seu redor. É preciso fazer jornalismo com eles”.
Aline Rodrigues, gestora de Redes e Narrativas da Periferia em Movimento, acrescentou que o contato próximo com apoiadores é uma forma de educação midiática. “Trazemos exemplos e tentativas; é um processo feito de erros e acertos”, explicou.
Rôney Rodrigues, editor do Outras Palavras, enfatizou a importância de parcerias e redes de economia solidária para atrair apoiadores. “Fazemos sorteios, descontos em livrarias independentes. Tentamos ‘seduzir’ nossos apoiadores com essa rede de economia solidária”, disse.
Também é necessário estar atento às transformações na comunicação. “De 2020, o cenário do jornalismo é totalmente diferente. Hoje, existe o jornalismo com IA (inteligência artificial). Em 10 anos de Ponte, vivenciamos várias revoluções”, finalizou Jéssica Santos.
Após a roda de conversa, foram distribuídos kits com caneca e ecobag com a nova linha do Tijolex (mascote da Mural) para os convidados. Além disso, quem estava presente recebeu o caderno de exercícios do livro. Para encerrar, todos se reuniram para cantar parabéns com um bolo em formato de tijolo feito especialmente para a ocasião.
Agência MuralO post Agência Mural celebra 14 anos e lança pesquisa sobre comunidades de apoiadores no jornalismo apareceu primeiro em Agência Mural.
Tags:
Acontece Mural