Sebrae-SP realiza evento em comemoração ao Dia do Empreendedorismo Feminino e Dia da Consciência Negra em Jundiaí

Por giseletamamar

Sebrae-SP realiza evento em comemoração ao Dia do Empreendedorismo Feminino e Dia da Consciência Negra em Jundiaí

No dia 19 de novembro, o Sebrae-SP realizou, em Jundiaí, um evento em homenagem ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, que é comemorado na mesma data. A celebração foi idealizada pelo Sebrae Delas e contou com palestras motivadoras e a participação de pouco mais de 50 mulheres empreendedoras ao longo do dia.

O evento também destacou a importância e o trabalho de empreendedoras negras, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. Participaram como palestrantes Claudyana Pereira, fundadora e CEO do restaurante Paisà Trattoria, em Itupeva, Carol Abumrad, fundadora e CEO da Trend2Box e Silvia Marcelino, integrante do coletivo #PretaEu e empreendedora no ramo de moda afro. Além de uma palestra, Silvia também ministrou um workshop de produção de bonecas Abayomi, símbolo de resistência, tradição e poder da mulher negra.

Para a analista de negócios do Sebrae-SP, Eloísa Couto, o evento também se mostrou como uma oportunidade de trazer mais mulheres para dentro do Sebrae, para que elas vejam e entendam como podem ser ajudadas. “Pensando nessa união de mulheres, queremos também fazer o planejamento de mais ações desse tipo para o calendário de 2025. Realizar mais programações com o Sebrae Delas, promover rodadas de negócios e trazer cursos específicos para as mulheres para incentivar o empreendedorismo feminino.”, diz.

Jornada inspiradora
Claudyana Pereira é originária da cidade de Guariba, interior de São Paulo, e, aos sete anos, precisou começar a trabalhar na roça colhendo amendoim. Aos 18 anos, foi para São Paulo estudar e nunca mais parou. É formada em Administração Financeira, com ênfase em psicologia comportamental, porém, nunca sentiu que seu destino era trabalhar dentro de uma empresa. Ainda na cidade de São Paulo e trabalhando como gerente, Claudyana fez vários cursos oferecidos pelo Sebrae, especialmente aqueles relacionados à empreendedorismo, como contabilidade e receptivo.

Depois de trabalhar um tempo com garçonete, Claudyana decidiu abrir seu próprio empreendimento. Foi assim que, em 2020, o Paisà Trattoria foi inaugurado em Itupeva, no interior de São Paulo. “Hoje, mesmo com muitos conhecimentos, ainda sigo estudando e lendo muito. Também fui coautora de um livro, ‘A Mulher que Ensina a Empreender’, no qual conto mais da minha história e de como o empreendedorismo me ajudou a me tornar a mulher que eu sou hoje, aquela mulher que não deixa nenhuma dificuldade tirar o sorriso dela.”, conta.

Sua história inspirou as mais de 50 mulheres que estiveram presentes no evento e Claudyana acredita que esse tipo de encontro faz com que essas mulheres troquem experiências e passem a acreditar cada vez mais no mercado que ela está apostando. “Nenhum empreendedor nasce sabendo que vai ser empreendedor, é tudo aprendizado. Eu sempre digo, se tiver que aprender com outras mulheres, aprenda. Se tiver que copiar metade do que a outra fez, copie. Porque a maneira mais prática de aprender, é passar para frente aquilo que a gente ouve e que a gente assiste.”, finaliza.

Liderança feminina
Outra palestrante presente no evento foi Carol Abumrad, fundadora e CEO da Trend2Box, plataforma online de consumo de consciente de roupas, sapatos e acessórios. Carol também foi uma das participantes da sexta temporada do reality show Shark Tank, maior programa de empreendedorismo do mundo.

Sempre muito certa do que queria, Carol não se deixou abalar pelos desafios que apareceram em seu caminho e, hoje, pode ser inspiração para aquelas mulheres que estão passando por momentos difíceis. “Quando a gente vê outras empreendedoras nas redes sociais ou na televisão, que fazem recortes da vida, a sensação é de que a vida de todo mundo é perfeita e que ninguém enfrenta desafios. É muito comum a gente olhar para aquilo e pensar que só o nosso negócio não dá certo, ou que só o nosso negócio está passando por dificuldades. É difícil encontrar pessoas que têm coragem de contar os desafios que elas enfrentam, então eu acho que quando eu falo a verdade, quando eu me sento do lado dessas novas empreendedoras e eu conto que todo mundo enfrenta desafio e que, apesar de tudo, eu não desisti, parece que o fardo fica mais leve. Acho que dessa forma eu consigo ajudar e inspirar de certa forma essas mulheres que estão começando agora”, diz.

-