Sebrae-SP participa da comemoração pelo Dia Internacional da Cidade Educadora em Santo André

Por giseletamamar

Sebrae-SP participa da comemoração pelo Dia Internacional da Cidade Educadora em Santo André

Alline tem 9 anos e está no terceiro ano do Ensino Fundamental. Na manhã desta sexta-feira, 29, ela e seus colegas de classe participaram da atividade “Não deixe a bexiga cair”. A regra era para que cada aluno mantivesse a bola em movimento em suas mãos, sem perder a noção do que acontecia ao seu redor. “Eu aprendi que tenho de me colocar no lugar do outro e ajudar o meu amigo”, analisou. A dinâmica proposta pelo Sebrae-SP fez parte da comemoração pelo Dia Internacional da Cidade Educadora, no Parque Escola Tangará, que reuniu mais de 600 alunos em Santo André.

A reflexão da estudante cumpriu a proposta da ação desenvolvida pela analista de negócios do Sebrae-SP Juliana Ramos, junto com o também analista Osvaldo Serafim dos Anjos Filho. “O nosso objetivo era desenvolver a empatia, respeito, comprometimento, fazer com que o aluno não olhe só para si, além de destacar a importância de cumprir regras”, detalhou Juliana.

O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Santo André, com apoio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. A secretária municipal de Educação, Erica Ferreira, reafirmou a continuidade do município, entre as 380 cidades em 24 países, como membro da Associação Internacional das Cidades Educadoras. “Em cada canto dos nossos bairros, a cultura, a história, o conhecimento, as experiências e as relações humanas se entrelaçam, criando um tecido rico de oportunidades de aprendizagem”, enalteceu a secretária.

Aprendizado
A atividade “Não deixe a bexiga cair” faz parte do conteúdo “Objetos de aprendizagem” do Sebrae-SP. Os materiais são recursos educacionais desenvolvidos para estimular o ensino de empreendedorismo em alunos do Ensino Fundamental I e II. Com formatos variados, como trechos de jogos digitais, jogos de tabuleiro, propostas pedagógicas e textos, esses conteúdos possibilitam uma aprendizagem interativa e reflexiva.

Por meio de dinâmicas como rodas de conversa, os alunos são incentivados a pensar criticamente e se envolvem em debates que promovem autoconhecimento, autocuidado e desenvolvimento de um projeto de vida.

São mais de 150 possibilidades de escolha. Também são utilizados filmes, como “De onde vem o dinheiro?”, com a Turma da Monica. Veja exemplo no link. O período de aplicação destas atividades dinâmicas é de 15 a 30 minutos. Não há custos para a escola que aplicar a proposta.