A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados promove nesta quinta-feira (5) audiência pública sobre os aumentos na conta de luz. O debate foi pedido do deputado Hugo Leal (PSD-RJ), e será realizado no plenário 14, às 9h30.

Leal afirma que o aumento da conta de energia elétrica impacta a qualidade de vida da população e o custo final de produtos e serviços. Por isso, ele quer discutir o que repercute no custo final da conta de luz e o que pode ser feito para que esse valor diminua.

Hugo Leal lembra ainda que há decisões importantes em curso que podem impactar essa conta: as renovação das concessões, novos subsídios para fontes renováveis e a reforma tributária. "Esses fatores também carecem de ampla e constante discussão", afirma.

Bandeiras
O Brasil adota o sistema de bandeiras tarifárias no setor elétrico, que repassa ao consumidor eventuais aumentos nos custos da geração devido ao acionamento de usinas termelétricas.

Há quatro possibilidades de bandeiras. A verde não gera acréscimos na conta, já a amarela e a vermelha (1 e 2) representam aumento do quilowatt-hora (kWh) consumido.

A cor da bandeira é definida mensalmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica. Neste mês, a bandeira será verde. No mês passado, estava amarela.