Sebrae-SP participa de Missão Técnica Internacional em Medellín

Por giseletamamar

Sebrae-SP participa de Missão Técnica Internacional em Medellín

A partir de segunda-feira, 2 de dezembro, 24 gestores da estratégia Territórios Empreendedores, de 13 estados brasileiros participarão de uma Missão Técnica Internacional em Medellín, na Colômbia. Entre os participantes está o gerente regional do Sebrae-SP em Campinas, Nilcio Freitas. Os estados participantes são: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Nilcio Freitas afirmou sentir-se honrado por estar entre os selecionados para essa importante viagem. “Representar o Sebrae-SP e os projetos do Escritório Regional é muito significativo para trazer novos insights e aprender sobre como desenvolver territórios mais competitivos, educação empreendedora, cultura, inovação, além das melhores formas para realizar o desenvolvimento territorial e como fortalecer a região.”

O objetivo da missão, segundo o gerente regional, é conhecer os projetos de infraestrutura orientados pelos princípios do Urbanismo Social e dialogar com governanças e equipes técnicas que desenvolvem iniciativas semelhantes às do Sebrae na Colômbia. “Com certeza, será uma troca de experiências valiosa. Medellín é considerada uma cidade exemplar no desenvolvimento econômico, social e ambiental”, destacou Nilcio. Ele concluiu expressando suas expectativas: “Queremos estabelecer conexões entre as temáticas que serão discutidas e os territórios brasileiros, além de mapear oportunidades de parcerias e ações futuras internas.”

Territórios Empreendedores
A estratégia Territórios Empreendedores surgiu como um desdobramento do Programa Lider, uma iniciativa do Sebrae realizada, pela primeira vez no estado de São Paulo, há cinco anos nas cidades do Circuito das Águas Paulista (Águas de Lindoia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro). O programa nasceu para responder à necessidade de integração entre lideranças do setor público, entidades privadas e o terceiro setor, promovendo o desenvolvimento territorial sustentável e inclusivo.

Atualmente, a metodologia dos Territórios Empreendedores é implementada em 75 territórios de 20 estados brasileiros. Trata-se de uma jornada coletiva de colaboração e cooperação entre lideranças dos três setores, com o objetivo de construir e implementar uma Agenda de Desenvolvimento Territorial. A iniciativa busca impulsionar o desenvolvimento econômico regional, fortalecer a diversidade produtiva e cultural do Brasil e, sobretudo, valorizar os pequenos negócios.