Agência Mural vence Prêmio EBC com projeto ‘Papo Reto no Zap’
O projeto “Papo Reto no Zap”, em parceria com a Agência Lupa e apoio do WhatsApp, com foco de verificar informações sobre as eleições de 2022, venceu o Prêmio EBC de Combate à Desinformação na categoria “Mobilização Social”. Por meio do WhatsApp, o público podia enviar conteúdos diretamente para a equipe, que realizava a checagem e distribuía as verificações em diversos formatos, como textos, áudios, links, GIFs, vídeos, figurinhas, artes e cards informativos.
Foram 103 trabalhos inscritos e 76 atenderam aos critérios de avaliação do edital. Os projetos foram avaliados por uma comissão formada por representantes da EBC, da Secretaria de Comunicação/Secretaria de Políticas Digitais da Presidência da República, de organismo internacional e de instituições de pesquisa pública e privada.
Segundo o diretor de negócios e tecnologia da Mural, Anderson Meneses, o “Papo Reto no Zap” nasceu da vontade da organização de atuar na disputa de narrativas dentro do WhatsApp, um dos principais canais de comunicação nas periferias. “O projeto busca informar e promover educação midiática, fortalecendo a capacidade das comunidades de identificar informações confiáveis e combater a desinformação”, afirmou.
O “Papo Reto no Zap” reuniu, em grupos, 300 moradores de quatro regiões periféricas de São Paulo: Capão Redondo, Cidade Tiradentes, Jardim Fontalis e Vila Galvão (Guarulhos). Eles apontavam os conteúdos suspeitos e recebiam a informação verificada, tudo dentro do próprio aplicativo. Durante o processo eleitoral, foram mais de 150 conteúdos analisados.
“Realizar um projeto totalmente inovador durante um curto período de tempo foi uma experiência enriquecedora. Não foi só sobre verificação de informações, foi uma forma de estreitar o relacionamento com as comunidades”, afirmou Laiza Lopes, jornalista que coordenou o projeto e também esteve na edição dos textos.
Alguns correspondentes locais também fizeram parte do projeto. Isso fez com que mais pessoas pudessem ser atingidas e aprendessem sobre checagem de fatos. “Conseguimos despertar em quem participou do projeto, mais desconfiança sobre os conteúdos que circulam nas redes sociais, fazendo com que se pensasse em buscar fontes confiáveis ou oficiais para entender melhor sobre qualquer assunto antes de compartilhar um post potencialmente desinformativo”, afirma a correspondente de Guarulhos Evelyn Fagundes.
Além das checagens, a Lupa e a Mural também disponibilizam manuais de boas práticas no WhatsApp. O primeiro, intitulado Manual de Boas Práticas, traz dicas para a gestão de grupos no WhatsApp. O segundo é o FactCheck Book, uma cartilha com exemplos de formatos testados para distribuir verificações pelo WhatsApp.
“Receber o prêmio da EBC reforça a relevância desse trabalho e reconhece o jornalismo inovador e focado no local que a Mural realiza, contribuindo para ampliar o acesso à informação de qualidade nas periferias”, concluiu Meneses.
FICHA TÉCNICA PAPO RETO NO ZAP
MURAL
Coordenação do projeto e edição de texto: Laiza Lopes
Embaixadores:
André Santos (Jardim Fontalis), Gisele Alexandre (Capão Redondo), Mateus Fernandes (Guarulhos), Nathália Nunes (Cidade Tiradentes)
Checadores:
Aline Almeida, Evelyn Fagundes, Matheus Oliveira, Renan Cavalcante
Gestão:
Anderson Meneses (Diretor de Tecnologia e Negócios), Cíntia Gomes (Diretora Institucional), Izabela Moi (Diretora Executiva), Paulo Talarico (Editor-chefe) e Vagner de Alencar (Diretor de Jornalismo).
Direção de Arte: Magno Borges
Redes Sociais: Anna Barbosa
Edição vídeos: Rômulo Cabrera e Guilherme Macedo
LUPA
Coordenação projeto e edição de texto: Marcela Duarte
Edição texto:
Chico Marés, Leandro Becker e Maurício Moraes
Gestão:
Natália Leal (diretora executiva) e Marcela Duarte (gerente de Produto).
Redes sociais: Joyce Lima, Nathália Farias, Nycolle de Moraes.
Edição de vídeos: Vivian Vecchi
Agência MuralO post Agência Mural vence Prêmio EBC com projeto ‘Papo Reto no Zap’ apareceu primeiro em Agência Mural.