Sebrae-SP seleciona oito bolsistas para atuarem em programa de inovação para empresas rurais na região de Piracicaba
O Sebrae-SP está com processo seletivo aberto para bolsistas do projeto Agente Local de Inovação (ALI) Rural em Piracicaba. São oito vagas para início imediato e mais 32 para cadastro reserva. A bolsa oferecida é de R$ 5 mil. O ALI é um pesquisador bolsista capacitado pelo Sebrae-SP em metodologia específica com o objetivo de ser um facilitador da gestão de inovação nos pequenos negócios, identificando necessidades e buscando soluções de acordo com as demandas de cada empresa ou propriedade rural.
O intuito do ALI Rural é estimular a pesquisa e o desenvolvimento de processos inovadores para as empresas rurais, tornando-as inovadoras e mais sustentáveis, por meio de atividades de extensão tecnológica, desempenhadas pelo bolsista de inovação rural. O eixo acadêmico do Programa ALI será coordenado pela Faculdade Sebrae e incluirá a realização de congressos e eventos destinados a apresentar os resultados das pesquisas desenvolvidas ao longo dos projetos.
“O ALI Rural é uma oportunidade de crescimento profissional única. É a chance de trabalhar diretamente com micro e pequenas empresas, aplicando soluções práticas de inovação que geram impacto real no mercado. Essa experiência fortalece suas competências em gestão, empreendedorismo e inovação, além de proporcionar vivência em ecossistemas produtivos locais e acesso a redes colaborativas que ampliam o networking e perspectivas de carreira”, afirma o analista de negócios do Sebrae-SP, Renan D’Aragone.
São dois tipos de bolsas (N4 e N6), com 210 vagas ao todo no estado, mais 840 vagas para cadastro reserva. O bolsista N4 tem por objetivo o estímulo à inovação e à pesquisa, para atuar com características de relacionamento com produtores e empresas rurais. O intuito é a aplicação de metodologia que busque orientar os empresários na implantação da inovação. Já o bolsista N6 trabalha como uma espécie de orientador acadêmico do bolsista N4, atua com produção de artigos e apresenta um estudo sobre a identificação das maiores demandas dos produtores/empresas rurais. Neste caso, a bolsa é de R$ 6,5 mil e as vagas são estaduais.
As inscrições para os dois tipos de bolsas vão até 24 de janeiro. No caso do bolsista N4, o início do projeto está previsto para agosto de 2025, com duração de 24 meses. Para a bolsa N6, o início está previsto para junho de 2026 e deve durar 13 meses.
Requisitos
Para a vaga N4, o candidato deverá ter graduação completa com as áreas de conhecimento de agronegócios ou agrária, entre outras. Também é preciso ter experiência mínima de seis meses em gestão, empreendedorismo, inovação ou pequenos negócios rurais.
Já os candidatos à bolsa N6 devem ter pós-graduação strictu sensu na área de ciências agrárias, experiência como profissional de nível superior de no mínimo 12 meses em gestão, empreendedorismo, inovação, pequenos negócios rurais ou outra área de atuação empresarial ou institucional. Além disso, deve ter experiência em atividades de orientação técnica e acadêmica.
Além das bolsas para o programa ALI Rural, o Sebrae-SP também tem vagas abertas, em outro edital, para o programa ALI Produtividade. Neste caso, porém, a formação dos bolsistas é voltada para a área de gestão, engenharia, dados, entre outros, já que o projeto atende micro e pequenas empresas.
SERVIÇO
Inscrições para agentes do Projeto ALI Rural
Quando: até 24 de janeiro
Link do edital: https://bit.ly/edital_ali_2024