A vereadora do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Jô Cavalcanti, vai apresentar à Câmara de Vereadores do Recife um Projeto de Lei (PL) proibindo pessoas que participaram dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de receberem homenagens na cidade. O PL faz parte do “Pacote da Democracia”, um conjunto de propostas para reafirmar a defesa da democracia na capital pernambucana, lançado nesta quarta-feira (8), dia Municipal em Defesa da Democracia.

Entre as ações propostas também está a criação de medalha de reconhecimento a figuras públicas que representam os ideais de luta pela democracia. “A gente reforça o nosso compromisso com o Estado Democrático de Direito. Então, a gente vai ter muita luta, muito desafio, inclusive para passar alguns projetos nossos”, afirmou a parlamentar. As propostas serão protocoladas e entregues às devidas comissões ainda este mês.

Também estiveram presentes no lançamento do pacote representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), do PSOL, do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e da ONG Fase. 

O dia 8 de janeiro foi marcado pelos atos antidemocráticos e pela tentativa de golpe de estado que aconteceu em Brasília, em 2023. Mal sucedida, a movimentação dos golpistas acendeu o alerta para o reforço e a necessidade de proteger o Estado Democrático de Direito.

Única mulher negra na Câmara dos Vereadores

Jô Cavalcanti chega à Casa José Mariano no ano em que o PSOL ocupa apenas uma cadeira. Dos 37 assentos, apenas oito são ocupados por mulheres. Quatro dessas são mulheres de esquerda e apenas Jô é negra. 

Vinda do Movimento dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Sem Teto (MTST), a parlamentar é ex-codeputada pelo mandato coletivo Juntas, eleitas na Assembleia Legislativa de Pernambuco em 2018.

Lembrar para não repetir

Ainda neste dia, aconteceu o ato “Dia de Luta”, uma panfletagem em defesa da democracia e da não anistia dos acusados de golpe na rua Sete de Setembro, no Centro do Recife.O ato foi promovido pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Frente Brasil Popular e Povo sem Medo.

Em Brasília, o Palácio do Planalto realizou a cerimônia Democracia Fortalecida, com a presença do Presidente Lula (PT) e representantes dos três poderes. Entre os discursos, abordaram a importância de proteger a democracia para que não haja a retomada de um regime ditatorial.

O post Vereadora do PSOL quer proibir homenagens a golpistas do 8 de janeiro no Recife apareceu primeiro em Marco Zero Conteúdo.

Tags:
8 de janeiro | Democracia | Direitos Humanos | estado democrático de direito