O ano da Marco Zero: equilíbrio entre audiência e qualidade editorial
Em 2024, a Marco Zero teve um substancial aumento da audiência do site. Desde janeiro, foram mais de 1,1 milhão de usuários ativos. Esse número corresponde a um crescimento de 22% em relação ao mesmo período do ano anterior. As visualizações, neste mesmo recorte, passaram de 1,6 milhão (mais 24%). Já a contagem de eventos superou os 9,4 milhões (mais 53%). Estes números foram atingidos graças à estratégia criada para atrair mais leitores para o site e aumentar o engajamento nas redes sociais. Tudo isso com o objetivo de aumentar o impacto de nossos conteúdos e ter uma presença mais relevante no debate público, em um esforço para combater a desinformação.
Para isso, foram realizadas uma série de ações ao longo do ano. Um ponto de destaque foi, ainda em fevereiro, a colocação de um novo site no ar. O site foi redesenhado para, com um novo layout, ter uma navegação mais amigável e uma otimização dos mecanismos de busca (SEO). Também buscamos simplificar e aprimorar o processo de doação dos leitores.
Junto com o novo site, implementamos mudanças editoriais com a criação de quatro eixos de conteúdos: Direitos Humanos, Direito à Cidade, Socioambiental e Diversidade. Isso trouxe dois resultados diretos. Primeiro, essa atualização ajudou a organizar e agilizar os processos internos de definição de pautas e produção de conteúdos. Segundo, contribuiu para apresentar e categorizar com mais eficiência os conteúdos jornalísticos dentro do site, facilitando a navegação dos leitores e melhorando a indexação pelos mecanismos de busca.
Paralelo a isso, em 2024, também aumentamos nossa produção de conteúdo. Foram 456 reportagens colocadas no ar, nosso recorde. Chegamos agora a 3.383 conteúdos publicados nestes nove anos e meio de existência.
As dez matérias mais acessadas de 2024:
1) O doce pernambucano que nem os pernambucanos conhecem – 121.876 visualizações
2) Muro Alto e Cupe: uma amostra da privatização das praias – 107.168 visualizações
3) Seu Vital não tem zap, nem wifi, nem pix, mas o Poço da Panela gira em torno dele – 84.104 visualizações
4) Código “homossexual” para seguranças do Shopping Tacaruna gera denúncia por homofobia – 43.282 visualizações
5) Com pressa e sem aviso, Prefeitura do Recife derruba casas e despeja idosa na Vila Esperança – 42.415 visualizações
6) Conheça as mulheres cearenses que se uniram para reinventar o crochê – 40.223 visualizações
7) Mães reagem com críticas à postagem de João Campos sobre educação inclusiva – 39.505 visualizações
8) Convênio para monitorar surucucu está travado na CPRH – 37.009 visualizações
9) Saiba quem é a condenada por estelionato gestora de cinco creches no Recife – 31.563 visualizações
10) Para “requalificar o entorno”, empresa espanhola corta 27 árvores na calçada do aeroporto – 28.576 visualizações
A lista de reportagens mais acessadas ilustra, de maneira geral, uma tendência que tem impactado positivamente a nossa audiência: ser indexada no Google Discover. O número de indexação cresceu bastante depois que colocamos o novo site no ar, mais eficiente do ponto de vista de SEO. São esses tipos de reportagens que aumentam o alcance, engajamento e atraem novos leitores.
Já do ponto de vista de impacto social e relevância, destaque para a série de reportagens A reinvenção do Nordeste, uma parceria com a Rede Ater Nordeste para mostrar como a sociedade civil se organizou para construir soluções de convivência com o clima e, ao mesmo tempo, gerar renda, produzir alimentos e conservar o meio ambiente. Foram publicadas nove reportagens no nosso site. Se a audiência não foi muito grande, a repercussão entre o público formador de opinião e/ou vinculado ao tema foi significativa.
Foram vários comentários e republicações. Destaque para a coluna do jornalista Xico Sá, no Diário do Nordeste (CE) e para o site da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Essas reportagens dão credibilidade e consistência a Marco Zero.