Com o objetivo de provocar reflexão sobre como a liderança educacional e a educação empreendedora podem contribuir para o desenvolvimento dos municípios paulistas, o Sebrae-SP realizou nesta quarta-feira (2), o “1º Encontro de Prefeitas e Prefeitas, Secretárias e Secretários de redes municipais de educação do Estado de São Paulo”. A ação ocorreu na Assembleia Legislativa (ALESP) e contou com a presença de mais de 400 pessoas.

O evento promoveu uma ampla discussão entre gestores públicos e especialistas em cultura empreendedora do Sebrae-SP, com atividades, painéis e debates. Casos de sucesso foram apresentados a fim de inspirar as lideranças e impulsionar ações concretas, inovadoras e transformadoras que fortaleçam a economia local e reduzam a desigualdade em todo o território paulista.

Para o Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, o investimento em cultura empreendedora é uma forma de transformar a sociedade. “Queremos trazer para as crianças e adolescentes as habilidades empreendedoras. Essa é uma formação para a vida. E nós acreditamos nos municípios, pois a gestão municipal é aquela que está mais perto das pessoas. O Sebrae-SP fica muito feliz de ser o parceiro para contribuir nessa gestão e ajudar a nossa população nessa transformação”, destaca.

Nelson ainda foi o responsável por um painel destacando as ações de políticas públicas do Sebrae-SP, outro eixo de atuação da instituição na sociedade. Destaque para o programa “Cidade Empreendedora”, que é uma estratégia de atuação da entidade nos municípios paulistas para contribuir com o desenvolvimento econômico local a partir do incentivo ao empreendedorismo e da melhoria no ambiente de negócios. “Temos essa área atuante que pode auxiliar nas diversas esferas da administração municipal. Nossa ideia é fortalecer o governo local e o pequeno empreendedor para que ele possa agregar valor ao seu produto, gerar mais renda e fazer com que a atividade econômica se fortaleça nos municípios”, conclui.

O Diretor Técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi, comenta que vivemos em um país em que o talento nasce em cada esquina, mas questiona quantas ideias geniais ficam pelo caminho por falta de orientação, de incentivo e até mesmo de uma escuta verdadeira. “É aí que entra a educação empreendedora. Empreender se aprende, se ensina, se compartilha. Não é uma dádiva como alguns acreditam. Por que os nossos jovens não têm no empreendedorismo uma opção de futuro? Falta escuta, espaço para testar, errar, corrigir e tentar de novo. Falta uma escola que incentive, que não ensine apenas a fazer contas, mas a fazer planos”, enfatiza. “Educação empreendedora, antes de tudo, é educação com autonomia. Com a construção do próprio caminho com ética, propósito e senso de comunidade. Esse tipo de formação não se faz apenas com boa vontade, mas com políticas públicas, decisões, poder e coragem de inovar”, completa.

O deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar do empreendedorismo Itamar Borges também esteve presente no evento. Ele recordou como tornou a disciplina de empreendedorismo obrigatória na rede municipal em sua gestão como prefeito de Santa Fé do Sul e enfatizou a importância da educação empreendedora. “Ela faz a diferença, pois ela tem a capacidade e o poder de integração, de envolver a família, de trazer a família para dentro da escola e dos filhos levarem a escola para dentro de casa. Uma série de situações que fazem a diferença.

O parlamentar ainda fez questão de incentivar os presentes a buscarem parcerias com o Sebrae-SP. “Explorem o Sebrae. Aproveitem todas as oportunidades que o Sebrae oferece, desde a formação de lideranças, oportunidades de parcerias que farão a diferença na vida do seu cidadão e do seu município”. Para o também deputado estadual Danilo Campetti “ver a quantidade de lideranças públicas presentes no evento é uma inspiração para continuar atuando em prol do empreendedorismo.”

Painéis

O evento contou com alguns painéis com especialistas em educação e com representantes municipais que compartilharam histórias inspiradoras de suas regiões. O prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias, destacou os resultados já conquistados no município. “O empreendedorismo em São José dos Campos faz parte da grade curricular desde a educação infantil até o nono ano. Atualmente temos mais de 57 mil alunos que fazem parte da nossa educação empreendedora”.

Já o prefeito de Junqueirópolis, Elio Furini Neto, comentou sobre a aplicação do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do Sebrae-SP. “Já faz 18 anos que está em execução em nossas escolas municipais. Tivemos e ainda temos resultados expressivos porque a cultura do empreendedorismo é uma cultura mesmo em nossa cidade, ela não muda de uma hora para outra”.

No painel focado para liderança educacional, a diretora executiva do Centro Lemann, Anna Penido, se juntou ao professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas Alexandre Schneider para discutir soluções práticas para a gestão municipal. “Uma manhã super rica com o Sebrae-SP e com os prefeitos e secretários de educação de todo o Estado de São Paulo para a gente pensar no papel da liderança política que pode transformar a educação empreendedora em seu município e dando todo o suporte que a secretaria precisa e que as escolas precisam para realmente garantir a aprendizagem com equidade para cada estudante”, destaca Anna.

“O painel foi excelente. Conseguimos discutir a importância das lideranças educacionais, sejam elas prefeitos, prefeitas ou secretários e secretárias de educação. Importante iniciativa do Sebrae-SP de conectar essas lideranças também com a educação empreendedora que é fundamental para que a gente possa desenvolver novas competências e habilidades para os nossos estudantes”, completa Schneider.

Tags:
Cultura Empreendedora