O Sebrae-SP acaba de firmar parceria com a Prefeitura Municipal de Itararé para impactar milhares de pessoas na cidade, entre crianças, jovens, adultos e idosos, com o programa Cidade Empreendedora. O objetivo é fomentar o empreendedorismo local para o desenvolvimento da atividade econômica da cidade de forma sustentável.
Também irá oferecer oficinas, rodas de conversa, painéis, atualizações, treinamentos e network para Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs) e ações para o poder público se aperfeiçoar e criar um ambiente de negócios favorável para o empreendedorismo local.
O programa teve início no dia 3 de abril, com o curso ‘Aprenda técnicas e estratégias de branding e marketing digital para o setor de turismo’ e deverá se estender até o mês de dezembro. Prevê ações de educação empreendedora em parceria com a Secretaria de Educação, em que irá impactar alunos do ensino fundamental; cursos para atender diferentes públicos, que já empreendem ou desejam iniciar um negócio; capacitação direcionada ao pequeno produtor; além de fornecer estratégias e melhorias para que os empresários possam aumentar o seu faturamento, dar mais visibilidade aos seus produtos e aprimorar suas empresas, tornando-as exemplos de sucesso.
Para o consultor de negócios do Sebrae-SP Adriano Souza, o programa foi criado para unir todos os setores e agentes envolvidos na promoção do desenvolvimento econômico de Itararé. “Entendemos que o empreendedorismo atua como impulsionador da economia e do desenvolvimento social. Esse projeto traz ações de políticas públicas, educação empreendedora e soluções setoriais que vão auxiliar na geração de emprego e renda no município. Vamos fazer com que Itararé se destaque cada vez mais no seu desenvolvimento territorial e melhoria da qualidade de vida das pessoas”, ponderou.
O programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae-SP em parceria com agentes públicos e privados com o objetivo de fomentar, capacitar e desenvolver os municípios por meio do empreendedorismo. Os focos principais são a melhoria do ambiente de negócios, fomento ao empreendedorismo e a promoção da competitividade empresarial.
De acordo com o prefeito de Itararé, João Fadel, aderir ao programa é fortalecer o município, dinamizando a sua economia e gerando mais empregos e renda. “O Cidade Empreendedora nos auxiliará a transformar a economia do município por meio do incentivo ao empreendedorismo. Certamente iremos melhorar o ambiente de negócios, capacitar nossos gestores públicos, fortalecer micro e pequenas empresas e impulsionar o desenvolvimento econômico desta cidade, que está em franco progresso. Firmamos esta parceria com o Sebrae-SP e a partir de maio já iremos trazer alguns cursos de capacitação aqui para a nossa cidade, entre eles a carreta de costura, o curso de produção de pizzas doces e salgadas, e de doces clássicos. Vamos buscar mais cursos de capacitação ainda este ano, o que é muito importante para a nossa cidade, pois temos pessoas que estão com vontade de trabalhar e têm potencial para empreender”, conclui.