O consumo de doces vem crescendo de forma contínua, abrangendo desde confeitarias, lojas de bolos e docerias até o segmento de festas, com receitas tradicionais ganhando releituras criativas e sofisticadas. Para atender a essa demanda crescente e promover a capacitação de profissionais do setor, o Sebrae-SP, em parceria com o Senac e a Prefeitura de Lucianópolis, realizou o curso “Prepare e venda doces finos para festas”. A capacitação ocorreu entre os dias 20 e 28 de março, no Centro de Convivência do Idoso.

A capacitação foi aplicada em duas etapas, com a participação de dez empreendedoras. Na primeira fase, as alunas exploraram tanto a organização prática de seus negócios, por meio de ferramentas como o Canvas para planejamento estratégico, quanto o desenvolvimento de habilidades essenciais como liderança, inovação e resiliência, cruciais para se destacarem e adquirirem uma postura competitiva no mercado.

Na segunda etapa do curso, composta por aulas teóricas e práticas, as participantes aprenderam noções essenciais de higiene, manipulação e segurança dos alimentos. Também foram abordadas técnicas como temperagem de chocolate, pontos de calda de açúcar, tipos de bases e massas, além de montagem, finalização, decoração e apresentação de doces finos. O conteúdo incluiu ainda as principais tendências do setor e as oportunidades disponíveis no mercado.

Ao final da capacitação, as participantes adquiriram as habilidades necessárias para atuarem com segurança utilizando as técnicas ensinadas. A ação integra o programa Empreenda Rápido Técnico, uma das maiores iniciativas do Brasil voltadas à inclusão produtiva e geração de renda.

-

Tags:
Cultura Empreendedora

Agência Sebrae - Sebrae-SP capacita empreendedores de Lucianópolis com o curso “Prepare e venda doces finos para festas”