Os atrativos de Andradina, da Cuesta Paulista, de Cunha e Registro integram cinco Roteiros Turísticos que serão lançados pelo Sebrae-SP na WTM Latin America, principal evento mundial da indústria de viagens e turismo da América Latina, que será realizado entre os dias 14 e 16 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. O estande do Sebrae-SP contará com 19 empresas entre agências de receptivos e startups com soluções para o setor e atendimento relacionado ao fomento da governança de turismo.
A Cuesta Paulista rendeu dois roteiros. A região é formada por um conjunto de municípios no interior do Estado de São Paulo conhecida por suas paisagens montanhosas, cachoeiras, rios, trilhas e atividades de ecoturismo e turismo de aventura.
O roteiro “Cuesta Caipira: uma viagem musical pelo interior paulista” promove uma experiência pelos caminhos da autêntica música caipira com indicações de museus, restaurantes e parques. Já o “Terroir da Cuesta” explora a gastronomia e os produtos premiados da região com indicações de vinícola, queijaria e restaurantes.
A história, arte e natureza na Serra da Bocaina são os destaques do roteiro “Cunha surpreendente” com dicas de ateliês, gastronomia e paisagens, como os campos de lavanda. O guia indica chocolateria, restaurantes, degustação de azeite, cervejaria e ateliê de cerâmicas.
O roteiro “Pelas águas do Rei do Gado” contempla atrações de Andradina, idealizada pelo fazendeiro Antônio Joaquim de Moura Andrade, conhecido como o Rei do Gado. As indicações envolvem atrações como o Thermas Acqualinda, Parque dos Dinossauros, restaurantes e queijaria.
O roteiro “Imigração Japonesa de Registro, São Paulo” ressalta uma das primeiras localidades do País a receber colônias de imigrantes. O município preserva a história e a cultura japonesa em espaços como o Memorial da Imigração e a Associação Cultural Nipo-Brasileira (Bunkyo), além das tradicionais plantações de chá, que deram à cidade o título de Capital do Chá.
Os roteiros serão oferecidos pelas agências de receptivos que estarão no estande do Sebrae-SP na WTM.
Atendimento
Especialistas do Sebrae-SP prestarão atendimento para prefeitos e secretários de turismo interessados em conhecer o Programa Cidade Empreendedora, especialmente o eixo Marketing Territorial e Setores Econômicos e as soluções que envolvem turismo e formação de lideranças.
De acordo com a consultora do Sebrae-SP Aline Delmanto, o Sebrae olha o turismo como uma atividade importante para o desenvolvimento de um determinado território. “Olhamos o turismo como uma atividade transversal e para que ele ocorra dentro de um território não dá para pensar que a iniciativa privada não esteja de acordo com a governança”, afirmou.
O Sebrae trabalha com as duas vertentes. A Unidade de Políticas Públicas e Relações Governamentais atua com ações específicas para ajudar o gestor público a criar um ambiente de negócio favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios do turismo. E a Unidade Territorial e Setorial conta com um portfólio para auxiliar o empresário a ser mais competitivo e atender com qualidade o turista.
Oportunidade
O estande do Sebrae-SP contará com a exposição de 19 agências de receptivos e startups com soluções para o turismo. As empresas fazem parte de projetos e programas da instituição e terão a oportunidade de divulgar seus produtos e serviços para fazer negócios.
Estarão presentes empresas de Andradina, Botucatu, Cunha, Holambra, Iporanga, Itararé, Monte Alegre do Sul, Nazaré Paulista, Pariquera-Açu, Salesópolis, Santo André, São Paulo, São Pedro e Socorro.
De acordo com Bernardo Ignarra, consultor do Sebrae-SP, a participação de 19 empresas inovadoras no estande do Sebrae-SP é um reflexo do compromisso da instituição em impulsionar o desenvolvimento do turismo em todo o Estado de São Paulo por meio de iniciativas estratégicas como o Cidade Empreendedora, o Agente de Roteiros Turísticos e a principal ação de competitividade para o setor no Estado: Mais Turismo Mais Negócios, com as empresas participantes da Jornada SP EcoAventura.
“Selecionamos e preparamos negócios com grande potencial para apresentar suas soluções e serviços no cenário internacional. Vamos apresentar a diversidade e a qualidade da oferta turística paulista, representada por empresas de diversas regiões, de Andradina a Socorro. É uma oportunidade ímpar para que estas agências de receptivo e negócios do turismo com soluções criativas para o setor possam estabelecer conexões valiosas, expandir seus negócios e contribuir para um turismo cada vez mais forte e inovador em São Paulo”, afirma.
O Sebrae-SP também organizou dez missões com 264 empreendedores das regiões de Sorocaba, Sudoeste Paulista, Vale do Ribeira e Votuporanga para visitar a feira.
:: Roteiros lançados ::