O Sebrae-SP, em parceria com a Prefeitura Municipal de Buri, Associação Comercial, Senai e Sebrae Aqui, concluiu com sucesso a primeira turma do curso “Aprenda fundamentos de instalações elétricas residenciais”. Ao todo, 16 participantes – entre profissionais em busca de atualização e iniciantes na área – foram capacitados para atuar com segurança no setor elétrico.
A capacitação teve carga horária voltada para teoria e prática, abordando temas como cálculo de materiais, circuitos elétricos, dispositivos, normas de segurança e orçamento. O curso foi estruturado para preparar os alunos tanto para manutenção preventiva quanto corretiva, atendendo às normas técnicas e de segurança no trabalho.
De acordo com o vice-prefeito Ronaldo da Saúde, que acompanhou de perto o treinamento dos participantes, a demanda é grande na cidade, tendo muitas vezes que recorrer à mão de obra na cidade vizinha de Capão Bonito para poder suprir as necessidades do setor.
“O curso foi muito importante, pois capacitou moradores de Buri para atuarem com segurança em instalações elétricas, promovendo geração de renda e qualificação profissional, principalmente àquele que se encontra em um momento de alta vulnerabilidade. A procura é alta por estes profissionais, tanto para residências, quanto no comércio e o setor público em Buri, que tem demonstrado interesse em aproveitar esta mão de obra em futuras manutenções e serviços”, conta.
Histórias que inspiram
Thiago Cruz, casado e pai de dois filhos, conta que participar da capacitação possibilitou em poucos dias a assinatura em sua carteira de trabalho. “Sou morador do Bairro São José, uma área carente de Buri e tive a oportunidade de fazer este curso por meio do Sebrae-SP, em parceria com a Prefeitura, o qual foi muito bom, me trouxe mais conhecimento e abriu um leque de possibilidades. Em menos de uma semana, me encontro trabalhando na área de elétrica e espero me aprimorar para aumentar ainda mais meu conhecimento e um dia quem sabe empreender no setor, montando meu negócio”, confessa.
Para Márcio Araújo, o curso trouxe mais conhecimento para que possa agregar ao trabalho que já presta. “Gostei muito do curso, tanto da parte teórica, como prática. Foi excelente, porque eu já trabalho com elétrica e conhecimento é tudo nessa área. Fazia algumas instalações que não era de forma correta, agora aprendi como o serviço deve ser feito. O módulo sobre aterramento e montagem de padrão foi o que mais me agregou”, explica.
De acordo com Wilson Borges, gerente regional do Sebrae-SP, a formação já apresenta resultados práticos. “Alguns alunos já estão empregados e outros aprimoraram seus serviços. Isso reforça nosso compromisso com a qualificação profissional e o desenvolvimento regional.”
-